Dilma pretende visitar Obama nos EUA antes da posse

De acordo com a agência, o dia do encontro ainda não foi definido

A presidente eleita Dilma Rousseff (PT) pretende ir a Washington para se encontrar com o governante dos Estados Unidos, Barack Obama, antes de sua posse, prevista para 1º de janeiro.

De acordo com a agência, o dia do encontro ainda não foi definido, mas será antes da posse e, provavelmente, na Casa Branca. A agenda da reunião incluirá "desde a crise cambial até o desenvolvimento sustentável", incluindo os projetos para a exploração da imensa riqueza petrolífera descoberta em águas profundas da costa brasileira.

Obama e Dilma tiveram seu primeiro contato pessoal na semana passada, quando foram apresentados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante a cúpula do Grupo dos Vinte (G20), que reúne os países ricos e os principais emergentes do mundo, realizada em Seul.

Segundo fontes oficiais, Dilma também deve acompanhar Lula à 16ª Conferência da ONU sobre Mudança Climática (COP16) que será realizada em Cancún (México) entre os dias 29 de novembro e 10 de dezembro. A presidente eleita também se reuniria com a secretária de Estado, Hillary Clinton, e com o secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Timothy Geithner.

Fonte: Terra, www.terra.com.br