Dilma promete reduzir burocracia para os pequenos empresários

Dilma promete reduzir burocracia para os pequenos empresários

O afago da presidente ao setor faz parte de uma ofensiva do Planalto para se aproximar do setor produtivo.

Em discurso a empresários reunidos no I Fórum Nacional de Confederações das Associações Comerciais Empresariais do Brasil, em Brasília, a presidente Dilma Rousseff garantiu que é compromisso do seu governo a desburocratização da micro e pequena empresa. O afago da presidente ao setor faz parte de uma ofensiva do Planalto para se aproximar do setor produtivo.

?A desburocratização do Estado com as micro e pequenas empresas torna-se algo central, porque acreditamos que o movimento de acabar com a burocracia de baixo para cima, das pequenas para as grandes empresas, é um dos meios eficazes para que possamos garantir toda a desburocratização do sistema produtivo no Brasil?, afirmou.

Hoje, cerca de 90% das pessoas jurídicas no País são composta por estabelecimentos inscritos no Simples nacional ? 8,6 milhões de empresas. ?O compromisso (com a redução da burocracia) é meu, do ministro Afif Domingos (da Secretaria da Micro e Pequena Empesa) e do meu governo?, garantiu a presidente.

Aos empresários, Dilma elencou o conjunto de temas que está em discussão no Executivo federal. Para um horizonte até 2017, a presidente promete ampliar setores contemplados no Simples e também crédito de longo prazo. ?Não dá para comprar máquinas e equipamentos com crédito de curto prazo. É proibitivo?, criticou a presidente.

Dilma reiterou ainda que a Secretaria da Micro e Pequena Empresa trabalha para reduzir a, no máximo, cinco dias o prazo para abertura e fechamento de empresas.

Fonte: Terra