Dilma: quem descobre a aids a tempo pode viver com mais qualidade

Presidente Dilma comentou no Twitter o Dia Contra a Aids

A presidenta Dilma Rousseff escreveu neste domingo em sua conta no Twitter que o Dia Mundial de Luta Contra a Aids, celebrado neste domingo, é uma data para reforçar a solidariedade com as pessoas infectadas pelo HIV. Dilma observou que o Ministério da Saúde está lançando campanha para disseminar os testes gratuitos e rápidos que detectam a presença do vírus no organismo.​

"Quem descobre o vírus da aids a tempo de se cuidar pode viver com mais qualidade", escreveu a presidente, acrescentando que não se brinca com o vírus HIV e que o governo está avançando no protocolo para dar início ao tratamento assim que seja confirmada a presença do vírus. "Vários estudos demonstraram que o uso precoce de antirretrovirais reduz em 96% a taxa de transmissão do HIV."

O Ministério da Saúde anunciou hoje mudanças no atendimento de pessoas com HIV para que o tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) seja iniciado imediatamente após o diagnóstico. Além de reduzir as possibilidades de transmissão, a medida tem como objetivo oferecer melhor qualidade de vida ao paciente.

Desde que o SUS iniciou a oferta do antirretroviral, há 17 anos, 313 mil pessoas fizeram o tratamento no País. Com o novo protocolo, a estimativa é que mais 100 mil pessoas sejam incluídas.

Fonte: Terra