Dilma quer evitar a exploração eleitoral com CPI da Petrobras

Dilma quer evitar a exploração eleitoral com CPI da Petrobras

A iminência de uma possível CPI em ano eleitoral foi objeto de conversa de Berzoini com a presidente Dilma Rousseff.

Recém-empossado ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Ricardo Berzoini, afirmou que a função da base de sustentação do governo no Congresso Nacional é evitar exploração da oposição em ano eleitoral. A declaração faz referência às negociações de senadores e deputados para a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar negócios da Petobras.

?Obviamente se cria a expectativa de mais disputa do que de apuração criteriosa. São objetos de investigação e crio que será o papel da bossa base buscar evitar qualquer exploração em ano eleitoral?, disse o ministro.

A iminência de uma possível CPI em ano eleitoral foi objeto de conversa de Berzoini com a presidente Dilma Rousseff. A orientação do Planalto sobre o assunto, segundo ele, é de que o diálogo seja feito com as lideranças governistas no Congresso. ?Vamos buscar dialogar e buscar a melhor decisão possível, mas a decisão é dos líderes do governo?, afirmou.

Mais cedo, em discurso, ao empossar Berzoini para a tarefa de conduzir a articulação política, a presidente Dilma Rousseff, até então discreta sobre o assunto, deu um recado claro aos parlamentares. ?Tenho certeza que nossos aliados saberão agir para impedir que motivações puramente eleitorais acabem por atropelar e clareza e grandes problemas nacionais?, disse.

Fonte: Terra