Dilma ressalta novas construções de creches no país em programa de rádio

Presidente disse que 2 mil creches já estão em obras ou foram entregues

A presidente Dilma Rousseff disse nesta segunda-feira (25), durante seu programa de rádio "Café com a presidenta", que das 4,7 mil creches contratadas no seu governo, 2 mil estão em obras ou já foram entregues e que um novo método de construção está sendo feito para viabilizar as obras.

A presidente aproveitou e ressaltou que o programa de construção de creches "vai indo muito bem", e que, além disso,o governo vai contratar outras 1.950 creches até o final do ano que vem.

Dilma destacou a importância das creches no país, que elas são a base para a formação das crianças. "A creche é um instrumento importantíssimo para combater as desigualdades, dando a todas as crianças do nosso país as mesmas oportunidades de se desenvolverem tendo acesso à educação de qualidade. Toda criança, em especial as crianças das famílias mais pobres, têm o direito de frequentar uma creche", disse.

Segundo Dilma, é importante que as obras sejam feitas o quanto antes para garantir acesso às crianças. "As creches pagas pelo governo federal agora podem ser construídas por um método inovador, um método que acelera a obra e permite que a gente entregue uma creche em até sete meses. Mas, algumas, nós já estamos conseguindo entregar em quatro meses", destacou a presidente.

No novo método de construção citado pela presidente, as estruturas do prédio - vigas, paredes, telhado - já vêm prontos de fábrica e só serão montados no canteiro das obras. "A estrutura dessas creches é feita de vários tipos de materiais, depende da empresa. E pode ser de aço, concreto, PVC, ou até fibra de vidro. São todos materiais bem modernos, bem resistentes, de boa qualidade e que garantem um prédio com o máximo de conforto, com segurança e bem-estar para as nossas crianças", completou Dilma.

A presidente frisou que esse tipo de construção fica mais barata e que há uma parceria entre a prefeitura e o governo federal. "A prefeitura doa o terreno e faz a terrplanagem, e o governo paga toda a construção. O governo federal também repassa para a prefeitura o dinheiro para a compra de todos os móveis, das carteiras, dos colchões, dos bercinhos, dos materiais pedagógicos, dos jogos, e até dos equipamentos de cozinha", concluiu.

Fonte: G1