Dilma Rousseff agradece a presidente da Câmara dos Deputados por aprovação de MP dos Portos

Dilma Rousseff agradece a presidente da Câmara dos Deputados por aprovação de MP dos Portos

No momento, o Senado corre contra o tempo para aprovar até às 23h59 a medida

A presidente Dilma Rousseff telefonou para o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), para agradecer por sua condução da votação que aprovou a Medida Provisória 595, a MP dos Portos, que cria novo marco regulatório para o setor portuário nacional. No momento, o Senado corre contra o tempo para aprovar até às 23h59 a medida, antes que ela perca a validade.

"Ela agradeceu muito, sobretudo a conduta firme e democrática porque, se vocês não sabem, foi a sessão mais longa da história do parlamento brasileiro. Foram 18 horas num dia e foram 21 horas no dia de ontem para hoje", disse Alves. "Então foi uma marca histórica daquela casa e ela acompanhou, as ministra Gleisi (Hoffmann, da Casa Civil) e Ideli (Salvatti, de Relações Institucionais) acompanharam também".

Depois de presidir a sessão mais longa da história do Congresso Nacional, o presidente da Câmara diz estar preocupado com o Brasil ao querer emprenho na aprovação da medida provisória em tempo hábil. "Acho que a MP dos Portos é importante para o Brasil: modernizar os postos, dar lucratividade, né? Dar condições importantes de crescer, se desenvolver. Estou preocupado com o Brasil", afirmou.

Sobre as críticas do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), Alves reconheceu que a Câmara realmente enviou o textopara apreciação dos senadores muito em cima da hora. Mais cedo, Calheiros afirmou que esta seria a "última vez" que o Senado colocaria uma MP em votação com prazo tão curto.

"Ele tem razão, a gente merece essa crítica, né? Porque chega lá hoje, não pode mexer, não pode mudar, tem de votar. Ele tem razão nessa crítica. O mea culpa nós fazemos. Inclusive, eu até falei à presidente sobre isso", ponderou o presidente da Câmara.

Fonte: Terra