Dilma Rousseff diz que foi eleita para ser "presidenta dos pobres"

Presidente sugere que governos praticam política higienista.

Dilma Rousseff condicionou ontem o sucesso de seu governo à redução da pobreza e da desigualdade social e disse que foi eleita para ser a "presidente dos pobres". "Se eu fracassar nesse compromisso, eu terei fracassado na minha missão", disse a presidente.


Dilma Rousseff diz que foi eleita para ser

Ela participou da celebração de Natal dos catadores de lixo e dos moradores de rua na sede do Sindicato dos Bancários de São Paulo.

Durante oito anos de seu mandato, Lula participou do evento. Neste ano, porém, o ex-presidente não veio por conta do tratamento contra o câncer na laringe.

"A atividade do catador é uma atividade empresarial como qualquer outra", afirmou Dilma.

No discurso, ela ainda sugeriu que governos estaduais praticam uma política higienista. "O que está ocorrendo é uma limpeza humana nas grandes cidades deste país", disse a presidente, após lembrar que as polícias são controladas pelos governadores.

Como argumento, ela citou o número de 142 moradores de rua que teriam sido mortos pela violência, segundo os organizadores do evento.

De acordo com Dilma, é preciso abrir um diálogo com os governadores sobre a questão, já que a "União não tem poder sobre municípios nem sobre Estados".

Para ela, isso mostra porque seria preciso aperfeiçoar o pacto federativo.

Fonte: Folha.com