Dilma Rousseff  diz que Graziano terá todo "apoio do governo"

Dilma Rousseff diz que Graziano terá todo "apoio do governo"

Dilma falou ainda sobre a agricultura familiar, que tem mais de 4,5 milhões de pequenos agricultores familiares em todo território brasileiro

A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta segunda-feira (27), durante o Programa Café com a Presidenta, que a indicação de José Graziano da Silva como o novo diretor-geral da FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, da sigla em inglês) representa o "reconhecimento por parte das Nações Unidas da contribuição que o Brasil tem dado para as ações de combate à fome".

"Graziano terá todo o apoio do governo brasileiro para levar as soluções a FAO, mostrando que é possível compatibilizar o combate à fome, a melhoria de renda dos agricultores e uma produção de alimentos que só cresce em quantidade e produtividade", disse Dilma.

A presidente destacou que a safra 2011/2012 vai contar com R$107 bilhões para financiar a compra de sementes, insumos e a comercialização da produção. "É o maior valor já destinado a um ?Plano Safra? no país", afirmou Dilma.

Ainda, segundo a presidente, os agricultores e pecuaristas também vão contar com novas linhas de crédito à juros baixos e recursos para investir em técnicas que combinem produção e preservação do meio ambiente.

"Vamos abrir linhas de crédito e dar financiamento de até R$ 750 mil para que o pecuarista compre vacas e touros para melhorar o seu rebanho. Vai ter também crédito para a recuperação de pastagens. Com isso, vamos diminuir o desmatamento", disse Dilma.

O Brasil é um dos maiores produtores de alimentos e a safra que está se encerrando já é recorde. "Foi uma produção de quase 162 milhões de toneladas", disse a presidente. "Com esse plano, esperamos alcançar um novo recorde de produção no próximo ano", completou.

Dilma falou ainda sobre a agricultura familiar, que tem mais de 4,5 milhões de pequenos agricultores familiares em todo território brasileiro. "Vamos na sexta-feira lançar em Francisco Beltrão, no Paraná, o ?Plano Safra da Agricultura Familiar?", afirmou

Fonte: g1, www.g1.com.br