Dilma: "Me orgulho de termos reduzido o desmatamento ilegal"

Dilma comemora a redução, segundo o governo, no índice de desmatamento.

A presidente Dilma Rousseff disse na manhã desta segunda-feira (11), durante seu programa de rádio ?Café com a presidenta?, que o Brasil vem crescendo na área ambiental. Ela falou sobre a queda no desmatamento e das ações do governo para manter as florestas em pé.


Dilma Rousseff :

Dilma iniciou o programa festejando que o país reduziu o desmatamento ilegal. ?Em 2011 registramos o menor desmatamento da história do país. Eu me orgulho de termos conseguido diminuir o desmatamento ilegal em 77% quando a gente compara com os índices de 2004, ano em que o Brasil lançou o Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia. O Brasil, que já tem o privilégio de abrigar a maior área de florestas tropicais do mundo, pode se orgulhar também de conseguir protegê-las cada vez mais?.

Na sequência, a presidente explicou o que foi feito para se chegar a esse resultado. ?É o resultado da forte ação do governo na fiscalização: punindo e impedindo o desmatamento ilegal. É resultado do trabalho conjunto do Ibama, das Forças Armadas, da Polícia Federal e também dos governos estaduais?.

Bolsa Verde

A presidente disse que o governo vem oferecendo alternativas para a população que vive das florestas e que isso vem ajudado a melhorar os números do meio ambiente. ?Temos oferecido alternativas de produção e renda para a população que vive em nossas florestas, para que esses trabalhadores possam produzir e garantir o seu sustento sem desmatar ou destruir o meio ambiente. É o caso, por exemplo, do programa Bolsa Verde, que faz parte do Brasil sem Miséria.

É um benefício de R$ 300,00, pagos a cada três meses, para as famílias extremamente pobres que trabalham na coleta de frutos, na extração de látex ou na pesca artesanal, na Amazônia. Vinte e três mil famílias já estão recebendo o Bolsa Verde. A combinação de uma fiscalização forte com ações que permitem a exploração sustentável dos recursos naturais é o que ajuda a manter a floresta de pé. Hoje, mais de 80% da Floresta Amazônica está preservada, e isso não acontece em nenhuma parte do mundo?.

Mas segundo Dilma, há outras ações do governo no tema. ?Eu vou te falar de duas ações que são avanços importantes: a primeira é que agora as compras do governo federal vão dar prioridade a produtos e serviços que forem fabricados respeitando o meio ambiente; a segunda é a criação de Unidade de Conservação e a regularização de terras indígenas?.

Dilma falou ainda sobre as Unidades de Conservação. ?Na semana passada, criamos duas novas Unidades de Conservação. Uma delas é a Reserva Biológica de Bom Jesus, no Paraná, que é uma área da Mata Atlântica; a outra é o Parque Nacional Furna Feia, na Caatinga do Rio Grande do Norte. Nós também ampliamos outras três Unidades de Conservação e oficializamos sete áreas indígenas. O Brasil é responsável por 75% de todas as áreas de preservação ambiental criadas no mundo nos últimos nove anos?.

Fonte: G1