Dilma Rousseff reafirma que a inflação está sob controle e fechará o ano na meta  do governo

Dilma Rousseff reafirma que a inflação está sob controle e fechará o ano na meta do governo

A presiddente defendeu a importância do pacto pela responsabilidade fiscal

A presidente Dilma Rousseff reafirmou nesta segunda-feira que a inflação está sob controle e fechará o ano dentro da meta do governo, e defendeu a importância do pacto pela responsabilidade fiscal, que faz parte de um conjunto de medidas anunciadas por ela após manifestações populares de junho no país.

? O pacto da estabilidade fiscal é aquele que eu diria que é uma condição para os demais pactos. Nós só podemos fazer aquilo para o qual nós temos o dinheiro necessário, e não coloca em risco a estabilidade financeira e macroeconômica do país e o controle da inflação ? disse Dilma em entrevista a rádios do ABC paulista. ? E nós queremos afirmar mais uma vez, a inflação está sob controle e fechará este ano na meta ? acrescentou, referindo-se ao teto da meta do governo, de 4,5% mais 2 pontos percentuais de tolerância.

Em resposta aos protestos de junho, em que milhares de pessoas foram às ruas de diversas cidades do país cobrando melhores serviços públicos e o combate à corrupção, entre outras demandas, a presidente propôs cinco pactos a prefeitos e governadores em áreas como saúde, educação e responsabilidade fiscal.

O pacto pela responsabilidade fiscal tem como objetivo manter as contas públicas em ordem, o que ajuda a controlar a alta dos preços. Em julho, a inflação oficial acumulada em 12 meses ficou em 6,27%.

Dilma participa nesta segunda-feira, em São Bernardo do Campo, de cerimônia de anúncio de investimentos de R$ 2,1 bilhões em sete cidades do ABC paulista para obras de mobilidade urbana, contenção de encostas, urbanização e construção de moradias do programa Minha Casa Minha Vida.

Fonte: O Globo