Dilma tem 39% e segue 8 pontos na frente de Marina, diz Ibope

Dilma tem 39% e segue 8 pontos na frente de Marina, diz Ibope

Pesquisa Ibope: Dilma tem 39% dos votos, Marina, 31%, e Aécio, 15%

Pesquisa Ibope divulgada nesta sexta-feira (12) mostra que a presidente Dilma Rousseff (PT), candidata à reeleição, tem 39% das intenções de voto, numericamente à frente de Marina Silva (PSB), com 31%, na disputa pela Presidência da República. A margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Na pesquisa anterior do instituto, divulgada no último dia 3, o Ibope apontou que Dilma liderava com 37%, contra 33% de Marina, em uma situação de empate técnico.

O senador Aécio Neves (PSDB) aparece com 15% das intenções de voto. O candidato do PSC, Pastor Everaldo, tem 1% das intenções de voto. Os outros candidatos somados têm 1%, e 8% dos entrevistados declararam que vão votar em branco ou nulo. Dos pesquisados, 5% não souberam ou não responderam.

O instituto Ibope Inteligência entrevistou 2.202 pessoas entre os dias 5 e 8 de setembro em 144 municípios. A pesquisa foi contratada pela CNI (Confederação Nacional da Indústria). O levantamento está registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número BR-00593/2014.

Segundo turno

O Ibope fez três simulações de segundo turno.

No primeiro cenário, Marina teria 43% das intenções de voto, em empate técnico com Dilma, que teria 42%. Neste caso, brancos e nulos somariam 10% e 5% declararam que não saberiam em quem votar.

No segundo cenário, Dilma venceria Aécio Neves por 48% a 33% dos votos. Neste caso, brancos e nulos somariam 13% e 6% não saberiam em quem votar.

Na terceira hipótese pesquisada, Marina Silva venceria Aécio Neves, com 51% contra 27% dos votos. Neste caso, os brancos e nulos somariam 14% e 8% não saberiam em quem votar.

Avaliação do governo Dilma

A avaliação do governo Dilma melhorou dentro da margem de erro, de acordo com o Ibope. Dos eleitores consultados pela pesquisa, 38% consideram a gestão ótima ou boa, contra 36% no último levantamento. Os entrevistados que avaliam a administração petista como regular são 33%, antes eram 37%. Os que consideram o governo ruim ou péssimo são 28% dos eleitores, ante 26% da pesquisa anterior.

Dos entrevistados, 48% afirmaram que aprovam o governo Dilma, no último levantamento eram 49%. Os que desaprovam são 46%, mesmo percentual verificado na pesquisa anterior. Não souberam ou não responderam 6% das pessoas ouvidas pelo Ibope – ante 5% de contagem anterior.

Fonte: UOL