Dilma tem 55% no Nordeste; Aécio se sai melhor no Sudeste, segundo Ibope

Melhor desempenho de Eduardo Campos também é verificado no Nordeste

A presidente Dilma Rousseff (PT), que tenta a reeleição, e o candidato do PSB à Presidência, Eduardo Campos, tiveram no Nordeste o maior percentual de intenção de voto entre todas as regiões do país, mostrou pesquisa Ibope encomendada pela TV Globo e pelo jornal "O Estado de S. Paulo". O candidato do PSDB, Aécio Neves, se saiu melhor no Sudeste, segundo o instituto.

As informações fazem parte do primeiro levantamento do Ibope após o registro das 11 candidaturas a presidente no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no último dia 5, que mostrou Dilma com 38% das intenções de voto, Aécio Neves com 22% e Eduardo Campos com 8%.

O Ibope fez a pesquisa entre as últimas sexta (18) e segunda (21). O instituto ouviu 2.002 eleitores em 143 municípios. A margem de erro é de dois pontos, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. Isso quer dizer que o instituto tem 95% de certeza de que os resultados obtidos estão dentro da margem de erro. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número BR-00235/2014.

Nordeste

O levantamento indica que, no Nordeste, Dilma tem 55% das intenções de voto, contra 11% de Campos e 9% de Aécio Neves - os outros oito candidatos somam 7%. Veja abaixo:

- Dilma Rousseff (PT): 55%

- Aécio Neves (PSDB): 9%

- Eduardo Campos (PSB): 11%

- Pastor Everaldo (PSC): 2%

- Luciana Genro (PSOL): 1%

- Zé Maria (PSTU): 1%

- Eduardo Jorge (PV): 1%

- Outros somados: 2%

Norte / Centro Oeste

No Norte/Centro Oeste, Dilma tem 34% das intenções de voto, ante 25% de Aécio e 9% de Campos - os demais têm, juntos, 5%.

- Dilma Rousseff (PT): 34%

- Aécio Neves (PSDB): 25%

- Eduardo Campos (PSB): 9%

- Eduardo Jorge (PV): 2%

- Pastor Everaldo (PSC): 2%

- Outros somados: 1%

Sudeste

Conforme os dados de intenção de voto, o Sudeste foi a região em que o tucano se saiu melhor. Na região, Dilma tem 32%, Aécio registra 28% e Campos, 6% - os outros oito somam 7%. Como a margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos, há empate técnico entre Dilma e Aécio.

- Dilma Rousseff (PT): 32%

- Aécio Neves (PSDB): 28%

- Eduardo Campos (PSB): 6%

- Pastor Everaldo (PSC): 3%

- Luciana Genro (PSOL): 1%

- Zé Maria (PSTU): 1%

- Eduardo Jorge (PV): 1%

- Outros somados: 1%

Sul

No Sul, a presidente tem 30%, Aécio aparece com 26% e Campos, 9% - os demais registram 9%. Como a margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos, há empate técnico entre Dilma e Aécio.

- Dilma Rousseff (PT): 30%

- Aécio Neves (PSDB): 26%

- Eduardo Campos (PSB): 9%

- Pastor Everaldo (PSC): 4%

- Luciana Genro (PSOL): 2%

- Zé Maria (PSTU): 2%

- Eduardo Jorge (PV): 1%

- Outros somados: 0

Condição e porte dos municípios

A presidente Dilma Rousseff se saiu melhor na pesquisa considerando municípios do interior e com menos de 50 mil habitantes. Conforme os dados, ela registra 41% das intenções de voto em cidades do interior contra 22% de Aécio e 8% de Eduardo Campos. Nos municípios pequenos, de até 50 mil habitantes, ela tem 46% das intenções de voto, Aécio 22% e Campos, 7%.

Renda e escolaridade

Os dados mostram ainda que o candidato do PSDB tem desempenho melhor do que o de Dilma Rousseff em dois recortes: entre eleitores com renda familiar superior a cinco salários mínimos e entre eleitores com elevado nível de escolaridade.

Considerando os entrevistados de famílias com renda de até um salário mínimo, Dilma soma 56% das intenções de voto. Aécio Neves registra 11% e Campos, 7%. Daqueles com renda familiar acima de cinco salários, 37% afirmaram que pretendem votar em Aécio, 29% em Dilma e 11% em Campos.

Entre os eleitores que não passaram da 4ª série do Ensino Fundamental, a presidente Dilma Rousseff registra 45% das intenções de voto ante 17% de Aécio Neves e 6% de Eduardo Campos. Considerando os que têm nível superior, Aécio Neves soma 33%, Dilma aparece com 27% e Campos, 11%.

Fonte: G1