Disputa pelos votos dos indecisos aumenta

Candidatos do Rio e de SP apostam em cavaletes para chamar atenção

Faltando poucos dias para o primeiro turno das eleições, cerca de 8% dos eleitores brasileiros ainda não sabem em quem votar para presidente, indicam pesquisas eleitorais. Com tantos indecisos - estima-se que dois em cada três eleitores ainda não escolheram em quem votar para a Câmara - candidatos a deputado aumentam a ofensiva e apelam para a criatividade para tentar conquistar mais votos na reta final.

Pode parecer pouco, mas o índice de 8% representa cerca de 10 milhões de pessoas, o que equivale à população de uma metrópole.

Para tentar atrair essa fatia do eleitorado, uma das estratégias adotadas principalmente por quem disputa uma vaga no Congresso e nas assembleias estaduais são os cavaletes. Com as fotos e os números dos candidatos, eles dominam as calçadas e canteiros das ruas de São Paulo e do Rio de Janeiro.

O voto do eleitor indeciso pode fazer a diferença principalmente quando se avalia o cenário da disputa pela Presidência, conforme avalia cientista político Gilberto de Palma.

- Entre uma margem de sim ou não no primeiro turno, essa massa seria decisiva.

O primeiro turno das eleições acontece no próximo dia 3 de outubro, quando cerca de 135 milhões de eleitores devem ir às urnas em todo o país.

Fonte: R7, www.r7.com