Donald Trump vence primária de Indiana e leva nomeação Republicana

Por isso ele passa a ser o virtual candidato do Partido Republicano

O magnata do setor imobiliário e estrela do reality show ‘O Aprendiz’ (The Apprentice, em inglês), Donald Trump, é o mesmo que durante a campanha acusou os imigrantes mexicanos de serem estupradores e prometeu proibir a entrada de mulçumanos nos Estados Unidos após os atentados de Paris, será o candidato republicano nas eleições presidenciais de 2016.

Ele venceu na terça-feira (3) a primária republicana no estado de Indiana. Como o senador do Texas, Ted Cruz, único adversário que ainda tinha chances de alcançar Trump em números de delegados anunciou sua saída da disputa, não há mais nenhum outro candidato que possa ultrapassar Trump. Por isso ele passa a ser o virtual candidato do Partido Republicano.

Ted Cruz desistiu de continuar na disputa devido às pesquisas de intenção de voto na Califórnia e em New Jersey, os dois últimos grandes estados que restam nas primárias. Segundo as sondagens, Trump estaria 20 pontos a frente de Cruz e uma reviravolta no quadro atual seria praticamente impossível.

Sem chances matemáticas, Ted Cruz confirmou o que todos já sabiam: Donald Trump será o candidato. De acordo com uma pesquisa do HuffPost, 51,7% do eleitorado republicano quer Trump na Casa Branca. E após a vitória em Indiana isso ficou ainda mais claro.

Esta foi a sétima vitória consecutiva de Trump, que ainda não atingiu o número de 1.237 delegados necessários para a nomeação. Mas daqui em diante ele irá apenas cumprir tabela.

A última primária republicana está marcada para 7 de junho. Nesta data ele deve ser oficialmente nomeado pelo diretório nacional do Partido Republicano como candidato à presidência da república dos Estados Unidos da América.

Donald Trump
Donald Trump
Fonte: Com informações do O Cafezinho