Eleição suplementar em Paes Landim já tem disputa no TRE

Caso o TRE-PI confirme os pedidos de registro, a eleição deverá ser disputada por dois candidatos.

O município de Paes Landim, localizado a 457 km de Teresina, será a 19ª cidade piauiense a realizar eleições suplementares para prefeito após o resultado do pleito municipal de 2008. Os eleitores do município devem retornar às urnas no próximo dia 7 de agosto. No entanto, os candidatos ainda aguardam definição do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) sobre o deferimento dos registros de candidatura.

Caso o TRE-PI confirme os pedidos de registro, a eleição deverá ser disputada por dois candidatos, Valdivino Dias de Araújo (PRB) e Jideltina Maria Borges Mauriz (PSDB). O republicano que faz parte da coligação ?Construindo a Vitória Que o Povo Quer? já teve a candidatura deferida pelo TRE-PI, mas enfrenta agora processo impetrado pela adversária que pede o indeferimento do seu registro. Ele tem o apoio do petista e ex-prefeito Carlos Alberto.

A tucana Jideltina Mauriz foi a segunda colocada na eleição de 2008, em que foi derrotada pelo ex-prefeito. Ela ainda aguarda o deferimento do registro de candidatura pelo TRE-PI. Jideltina entrou na disputa após o primeiro candidato lançado pela coligação ?Unido Para o Bem do Povo?, José Maria, ter o registro de candidatura indeferido pela Justiça Eleitoral.

O TRE-PI determinou a realização de eleição suplementar na cidade após cassar o ex-prefeito, Carlos Alberto Marques de Carvalho, e o vice, Valter Maria Borges (PDT), por captação ilícita de sufrágio, que corresponde a compra de votos, e abuso de poder econômico. Eles foram acusados de realizar contratações irregulares de servidores municipais para o hospital da cidade.

O juiz eleitoral da cidade, José Osvaldo de Sousa, solicitou ao presidente do TRE, desembargador Raimundo Eufrásio, o envio de reforço militar para garantir a segurança dos eleitores do município no dia do pleito. O Tribunal Regional já realizou a cassação de 45 prefeitos no Piauí, desde as eleições de 2008.

Fonte: Lídia Brito