Piauí foi o estado que recebeu maior presença das Forças Federais

O envio foi aprovado pelo Plenário do TSE em Brasília.

O Piauí foi o estado que teve a maior presença das Forças Federais no primeiro turno das eleições deste ano, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ao todo, segundo o TSE, foram 134 municípios.

O TSE enviou reforço para 513 localidades, de 11 estados do país: Acre (11), Amazonas (27), Ceará (5), Maranhão (72), Mato Grosso do Sul (4), Mato Grosso (19), Pará (61), Piauí (134), Rio de Janeiro (69), Rio Grande do Norte (97) e Tocantins (14).

A atuação das forças federais nas eleições está prevista no inciso XIV do artigo 23 da Lei nº 4.737/1965 (Código Eleitoral), e visa garantir a normalidade do pleito, o livre exercício do voto e o bom andamento da apuração dos resultados.  

Os requerimentos são analisados pelo Plenário do TSE e também podem ser concedidos, em caráter de urgência, pelo presidente da Corte em decisão que deve ser levada posteriormente à apreciação do Plenário do Tribunal.

Os pedidos aprovados pelo TSE são encaminhados ao Ministério da Defesa, órgão responsável pelo planejamento e execução das ações empreendidas pelas Forças Armadas. Confira a tabela contendo o total de localidades que tiveram as requisições de Força Federais aprovadas pelo TSE para o primeiro turno das Eleições 2018.

Fonte: Com informações do TSE
logomarca do portal meionorte..com