Elmano busca solução para crise no Parque da Serra da Capivara

Foram discutir sobre a novo termo de pareria com FUNDHAM

Com o propósito de buscar soluções para o impasse da crise financeira do Parque Nacional da Serra da Capivara, o senador Elmano Férrer (PTB) esteve reunido na manhã desta quarta-feira (5) com o presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, Cláudio Carrera Maretti. Durante a audiência, que também contou com a presença do deputado federal Paes Landim (PTB), foram discutidas questões sobre repasses de recursos, através do novo termo de parceria com a Fundação Museu do Homem Americano (FUMDHAM).

Na reunião, o senador apresentou as sugestões da presidente da FUMDHAM, Niède Guidon, da necessidade de repasses para que a infraestrutura turística continue funcionando e os patrimônios cultural e ambiental do Parque estejam conservados. Ele ressaltou a importância do Parque Nacional da Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato para o Piauí. “O Parque tem um grande potencial turístico, mostrando-se como uma alternativa econômica para a geração de emprego e renda sem a degradação ambiental na região. É preciso ressaltar o trabalho desenvolvido pela Niède, em ser uma grande incentivadora da preservação de um dos mais importantes patrimônios culturais pré-históricos e ambientais do mundo”, disse o senador.

Segundo o presidente do ICMBio, Cláudio Carrera Maretti, a proposta é dar continuidade aos repasses. Ele afirmou que na ordem de importância para o órgão, o Parque Nacional da Serra da Capivara é o segundo, ficando atrás somente do Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro. Maretti destacou que o repasse de custeio nos últimos cinco anos foi na ordem de R$ 10 milhões, e sugeriu que sejam realizadas novas parcerias para captação de recursos para o Parque, com outros órgãos.

Na próxima semana, o senador Elmano Férrer e o deputado federal Paes Landim terão uma audiência com a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira. Na oportunidade, apresentarão as necessidades do Parque Nacional da Serra da Capivara.

Aeroporto

Outro tema debatido pelo senador Elmano Férrer e deputado Paes Landim com o diretor do ICMBio foi a necessidade de promover o turismo da região, como forma de aumentar os recursos, que auxiliarão na preservação do Parque. Para isso, é necessária a conclusão do Aeroporto de São Raimundo Nonato e parcerias com empresas áreas para difundir o potencial turístico da região. 

 

Fonte: Assessoria