Elmano Férrer entrega segunda etapa do projeto Lagoas do Norte

Foram construídos e pintados os muros de 18 residências que estão voltadas para a Lagoa

O prefeito Elmano Férrer inaugurou ontem as obras de requalificação urbana nas margens do Canal da Vila Padre Eduardo, entre as ruas Vereador Álvaro Monteiro e Mineral. Essa é a etapa final da Praça Monumental do Parque Lagoas do Norte e foi entregue à população com pistas de skate e patins, uma nova passarela sobre o canal, área de contemplação, o prolongamento da rua que contorna o lado oeste da Lagoa, numa extensão de 350 metros, e a conclusão do passeio que margeia toda a Lagoa da Piçarreira do Lourival. A inauguração contou com a participação do Coral Raio de Sol, composto por 45 crianças do bairro Matadouro, e ainda um campeonato de skate com skatistas de Teresina e de outros estados do Nordeste.

Foram construídos e pintados os muros de 18 residências que estão voltadas para a Lagoa. Os muros são padronizados, o que confere uma beleza extra à região. A etapa final do Parque Lagoas do Norte compreende uma área de 4 hectares. O Programa Lagoas do Norte é fruto de um financiamento feito pela Prefeitura de Teresina junto ao Banco Mundial.

A inauguração da última etapa da Praça Monumental do Parque Lagoas trará um diferencial para os amantes dos esportes radicais: uma Skate Plaza, que é uma mistura de pista de skate com praça. O formato inovador da pista traz um diferencial ao espaço, que já é considerado um dos melhores do nordeste e está sendo muito comemorado pelos skatistas do Piauí e estados vizinhos. No Nordeste, existe uma pista semelhante apenas no estado da Paraíba.

Esse tipo de espaço é o que existe de mais atual no mundo do skate, pois foge do tradicional combinando áreas de lazer e treino. Na sua estrutura, contém obstáculos que simulam tudo que o skatista procura na rua, como escadarias, caixotes, bancos, corrimão, canteiros, gaps e outros obstáculos. Além disso, a pista continua sendo uma área aproveitável para eventos e competições de skate, devido à adaptação de rampas e transições que remetem às pistas tradicionais.

A Skate Plaza do Parque Lagoas do Norte possui aproximadamente 900m² de área e tem como grande diferencial o fato de ser construída dentro de um parque totalmente voltado para o esporte e lazer. O projeto é do skatista Thyago Costa, presidente da Associação Teresinense de Skate - ATS, que acompanhou todas as etapas da construção da Skate Plaza. Segundo Thyago, o desenho da pista foi pensado para beneficiar a harmonia do espaço para skate com o parque. ?Além disso, a pista contempla quase todas as modalidades do skate e patins?, diz.

Na área, os skatista encontrarão escadarias com corrimão, área para manobras de solo, rampas retas e quarter, rampas para saltos (gap), bowl (bacia), bancos e caixotes de todos os tamanhos. O espaço conta ainda com uma área de apoio, como escritório para a administração, banheiro, além de toda a infraestrutura do parque que conta com quiosques, segurança, ótima iluminação e arborização.

Atualmente, existem 21 skates plazas no Brasil, sendo 3 no Rio Grande do Sul, 1 em Santa Catarina, 4 no Paraná, 6 em São Paulo, 4 no Rio de Janeiro, 1 em Minas Gerais, 1 na Paraíba e 1 no Amazonas.

Fonte: Jornal Meio Norte