PI: Em média, quatro candidatos disputam vaga de vereador

PI: Em média, quatro candidatos disputam vaga de vereador

Quatro candidatos por vaga. Essa é a média de candidatos a vereador disputando o cargo nas eleições municipais deste ano no Piauí.

Quatro candidatos por vaga. Essa é a média de candidatos a vereador disputando o cargo nas eleições municipais deste ano no Piauí. Ao todo, são 8.362 candidatos a vereador, e 2.071 vagas. Já para o cargo de prefeito a média é de 2,4 candidatos por vaga, já que foram contabilizados até agora pela Justiça Eleitoral 519 candidatos para 224 vagas.

O levantamento foi feito pelo Jornal Meio Norte com base em dados estatísticos do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Também foram identificados 354 candidatos a vereador concorrendo à reeleição , 22 candidatos a vice-prefeito disputando novamente o mesmo cargo, e apenas 19 candidatos a prefeito tentando a reeleição. Os dados do TSE ainda podem sofrer alterações com o resultado dos registros de candidatura impugnados pela Justiça Eleitoral.

Apesar das indicações da Justiça, a proporção entre homens e mulheres ainda aponta os candidatos do sexo masculino como maioria. Eles são 69% (6.537 nomes) do total de candidaturas, contra 30% de mulheres (2.864 candidatas).

Enquanto há 456 homens concorrendo às Prefeituras do Piauí, são apenas 63 as mulheres candidatas a prefeitas. A diferença também é significativa para o cargo de vereador, com 5.679 homens e 2.683 mulheres. De acordo com a legislação, cada partido ou coligação deverá preencher o mínimo de 30% e o máximo de 70% para candidaturas de cada sexo. Caso não consegiam preencher a ?cota? de mulheres, as chapas têm que sair com menor número de candidatos para ajustar os percentuais. A legislação eleitoral determina que quando se trata de candidatura para vereador é permitido o lançamento de até o dobro do número de lugares a preencher nas Câmaras Municipais, em caso de coligação e até 150% do número de lugares a preencher em caso de candidatura isolada pelo partido político.

O estado civil dos candidatos a prefeito e vereador do Piauí indica que 61% são casados, ou seja, 5.796 candidatos, contra 32% solteiros, que somam 3.024 candidatos. Os divorciados são 3% (345 nomes), e os separados judicialmente totalizam 1% dos candidatos, ou seja, 95 nomes. Também há seis candidatos prefeito viúvos e 129 candidatos a vereador viúvos.

FORMAÇÃO

Apesar de haver 1.821 candidatos a vereador no Piauí com o curso superior completo, 369 com superior incompleto e 2.582 com o Ensino Médio completo, também há 10 candidatos analfabetos e 496 que apenas conseguem ler e escrever. Para prefeito nenhum candidato se declarou analfabeto, mas 18 afirmam só saber ler e escrever e 32 não chegaram a concluir o ensino fundamental. Um candidato a vice-prefeito também se declarou analfabeto. Também foram contabilizados 243 candidatos a prefeito com ensino superior completo e 34 com ensino superior incompleto.

IDADE

Em relação à faixa etária, o TSE informa que foram registrados 10 candidatos a prefeito com idade superior a 79 anos e um candidato a prefeito (Manoel Emídio de Oliveira, do PSDB do município de Manoel Parente, de 81 anos) e outro a vice-prefeito com idade superior a 79 anos. Também há sete candidatos a prefeito com idades entre 70 e 79 anos e 74 candidatos a vereador com essa faixa etária. Os mais jovens candidatos a prefeito tem entre 21 e 24 anos e somam oito postulantes à função de Chefes do Executivo municipal. Há ainda 105 candidatos a vereador com idades entre 18 e 20 anos.

PARTIDOS

O PSB foi o partido que lançou o maior número de candidatos na eleição deste ano no Piauí. A sigla lançou 1.339 candidatos, seguida do PTB, com 1.124 nomes que disputarão um cargo eletivo de um total de 9.401 postulantes a uma cadeira de vereador ou prefeito no Piauí. Em seguida vem o PT, com 881 candidatos; o PMDB, com 966; o PSD com 745 e o PP, com 538 nomes. Do outro lado está o PCO, que lançou apenas dois candidatos, e o PSTU, com nove nomes. Também figuram na lista de partidos com menos candidatos, o PCB, com 15 nomes, e o PPL, com 47.

Fonte: Sávia Barreto, Jornal Meio Norte