Em pronunciamento, Lula pede que oposição e governo se respeitem

Em pronunciamento, Lula pede que oposição e governo se respeitem

Segundo presidente, é preciso "qualificar o debate político" no Brasil.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez um apelo nesta sexta-feira (5), em pronunciamento na TV, para que oposição e governo se comportem de forma ?madura? durante o mandato da presidente eleita Dilma Rousseff. Lula reconheceu que os políticos de oposição têm o papel de apontar os erros dos governantes, mas disse que é preciso ?respeito? para garantir um debate qualificado.

?Passadas as eleições, quando é compreensível que o calor da disputa gere confrontos mais duros, é importante que governo e oposição, sem abrir mão de suas opiniões, respeitem-se mutuamente e divirjam de forma madura e civilizada?, disse. No pronunciamento, Lula voltou a dizer que Dilma tem liberdade para organizar a sua equipe de governo.

?Os escolhidos para governar devem ter a liberdade para organizar suas equipes e colocar em prática suas propostas, de modo a honrar os compromissos assumidos com a sociedade?, disse. O presidente chamou Dilma de companheira e disse que a eleição da sucessora escolhida por ele prova que todos os preconceitos podem ser superados.

?Ele proclamará ao mundo inteiro, e a nós mesmo, que somos um país com instituições consolidadas, capazes de absorver mudanças e progressos. E que somos também um país que aprendeu a duras penas que não há preconceito, por mais forte que seja, que não possa ser vencido e superado pela tenacidade do povo?, disse.

Segundo o presidente, a escolha dos eleitores por Dilma demonstra ainda que ?ninguém é melhor do que ninguém?. ?Não importam as diferenças de origem social, de sexo, de sotaque ou de fortuna. Somos todos brasileiros. E todos devem ter oportunidades iguais, o direito a sonhar com dias melhores e o apoio para melhorar sua vida e a de sua família?, disse.

Lula também parabenizou a Justiça Eleitoral pelo fato de as eleições terem ocorrido de forma tranquila e com uma rápida apuração do resultado. ?Quero dar também os parabéns também à Justiça Eleitoral, que dirigiu com equilíbrio e competência a disputa. Horas depois de encerrado o pleito, graças ao sistema eletrônico de votação e apuração, já conhecíamos os resultados.?

O presidente voltou dizer ainda que o Brasil vive um ?momento mágico?, com crescimento econômico, inclusão social e geração de emprego. ?Estou convencido de que, nos próximos anos, o Brasil poderá consolidar-se como uma terra de oportunidades e de prosperidade, transformando-se numa nação desenvolvida. Avançaremos mais rapidamente nessa direção, se soubermos qualificar o debate político?, disse.

Fonte: g1, www.g1.com.br