PI: Empresários lideram lista de prefeitos eleitos

PI: Empresários lideram lista de prefeitos eleitos

As eleições municipais de 2012 elegeram 46 empresários ao cargo de prefeito.

O Tribunal Superior Eleitoral divulgou levantamento que revela qual é a ocupação dos prefeitos eleitos no primeiro turno em todo Piauí. Os dados mostram que comerciantes e empresários são os que mais tiveram êxito nas urnas, 23 cada, somando 46 prefeitos eleitos no Estado. Os quatro comerciários que entraram no pleito também conseguiram ser eleitos no interior do Piauí.

Entre os empresários eleitos estão Edilson Capote, em Barras; Lourival Freitas, em Esperantina; Ubaldo Nogueira, em Nazária; Lukano Sá, em Oeiras, e Renata Coelho, em Uruçuí. Já entre os comerciantes estão Paulo Martins, em Campo Maior, e a gaúcha Ema Flora, em Luzilândia.

O cargo de médico ainda alcança destaque na política piauiense, 18 prefeitos eleitos declararam ter essa ocupação, entre eles Walmir Café, em Pedro II; Raimundo Alves, em Piracuruca, e Gil Carlos em São João do Piauí. Os servidores públicos municipais eleitos somam 15, os estaduais são sete e federais outros seis, entre eles Florentino Veras, prefeito eleito de Parnaíba. Os professores eleitos foram 15, sendo 10 do Ensino Fundamental e outros cinco do Ensino Médio. Já os advogados eleitos foram 11, incluindo Gilberto Júnior, em Floriano.

O número de agricultores que disputaram o cargo de prefeito foi de 31, mas os que conseguiram a eleição foram apenas oito. Já os pecuaristas candidatos somaram 11, apenas seis conseguiram ser eleitos no Piauí. Dos quatro agrônomos que se candidataram, três conseguiram ser eleitos; já os dois veterinários que entraram na disputa não tiveram votos suficientes para ganhar o pleito.

Quatro bancários entraram na disputa pelo cargo de prefeito, mas apenas dois conseguiram ser eleitos ? entre eles Jonas Moura, novo prefeito de Água Branca. Dos nove engenheiros candidatos, apenas três conseguiram ganhar nas urnas, entre eles o tucano Marcos Elvas, prefeito eleito de Bom Jesus.

Fonte: TRE