Equipe de transição solicita novos dados ao Tribunal de Contas

A equipe de transição do futuro governador Wellington Dias (PT) já iniciou os trabalhos

A equipe de transição do futuro governador Wellington Dias (PT) já iniciou os trabalhos visando a preparação para a posse do novo governador a partir de 2015. A equipe reuniu-se ontem com a presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI), conselheira Waltânia Alvarenga, e requisitou informações que irão possibilitar o melhor acompanhamento da aplicação de recursos públicos por parte dos atuais gestores.


 

A coordenadora da Comissão, Regina Sousa, apresentou ao TCE alguns dados, que já foram disponibilizados, e que são motivo de apreensão por parte dos integrantes da Comissão. Dentre eles, o atraso de pagamento a fornecedores e mais de 17 mil a terceirizados, o suposto descumprimento de percentuais referentes à Lei de Responsabilidade Fiscal e a realização de contratos e licitações, com valores elevados, a dois meses do final da administração. Além da coordenadora da comissão, participaram da reunião a vice-governador eleita, Margareth Coelho, o deputado estadual Merlong Solano, os advogados Germano Tavares e Viviane Moura, João Rodrigues e o ex-secretário de Fazenda Francisco José.

O procurador do Ministério Público de Contas, Plínio Valente, e a diretora da Divisão de Fiscalização da Administração Estadual, Marta Fernandes Coelho. A presidente do TCE garantiu que o Tribunal vai oferecer o apoio técnico e administrativo à Comissão de Transição. “Como órgão de controle externo, o TCE já vem fazendo a fiscalização concomitante de licitações, já tendo adotado medidas que suspenderam os processos licitatórios onde foram encontradas irregularidades”, diz. Há dois meses, o TCE já havia recomendado ao Governo que reduzisse gastos com pessoal para adequar-se à lei de Responsabilidade Fiscal. Segundo o deputado Merlong Solano, a comissão já identificou alguns problemas como a falta de merenda em escolas de tempo integral.

Curta o Portal Meio Norte nas redes sociais

 

Fonte: Jornal Meio Norte