Estação elevatória de esgotos vai beneficiar 2.500 famílias em THE

Prefeitura dará inicio às ligações domiciliares que beneficiarão

Os moradores dos Bairros São Joaquim e Matadouro serão beneficiados em breve com uma importante obra: a estação elevatória de esgotos do São Joaquim.

A obra está em fase de testes pela Agespisa e, no próximo mês, a Prefeitura dará inicio às ligações domiciliares que beneficiarão mais de 2.500 famílias. Nesta semana, o prefeito Firmino Filho e membros do Programa Lagoas do Norte foram acompanhar o andamento dos serviços.

O prefeito lembrou que aquela era uma importante obra para toda a zona Norte e que a Prefeitura tem avançado nas etapas do programa. “O Lagoas do Norte é um programa amplo, que inclui uma série de intervenções e uma delas é essa melhoria no esgotamento sanitário, que representa uma melhoria na qualidade de vida para os moradores da região. Estamos avançando e em breve serão feitas essas ligações. A população sentirá o impacto positivo da intervenção”, pontuou.

Segundo o coordenador do Lagoas do Norte, Erick Amorim, serão 20 quilômetros de rede de esgotos, que vai desde a Avenida Jim Borralho até o canal do São Joaquim.

“Isso representa 2.500 ligações domiciliares. Terá ainda outra estação, no Parque Alvorada. As duas obras estão orçadas em R$ 14 milhões. Após o resultado do teste e comprovada a funcionalidade da rede, será testada a estação elevatória para, então, fazer a ligação da rede às residências dos populares”, ressalta.

A estação elevatória deve colher o esgoto de toda a rede e fazer o bombeamento para a estação do bairro Pirajá, onde será feito o tratamento do esgoto e seu encaminhamento ao destino final. O sistema de esgotamento sanitário compreende, além da rede coletora, duas estações elevatórias, que recebem o esgoto das residências e o bombeiam para a Estação de Tratamento de Esgotos do Pirajá (ETE Pirajá).

O prefeito Firmino Filho acompanhou o andamento das obras de reforma do Mercado do São Joaquim, do Canal do São Joaquim, a Estação Elevatória da Boa Esperança e o campo de futebol, que estão passando por intervenções por meio do Programa Lagoas do Norte. No campo de futebol, por exemplo, será feita a reforma dos bancos, correção do alambrado e gramado, vestuário e recuperação da calçada.

Fonte: Jornal Meio Norte