Estado faz levantamento de secretarias para reduzir máquina administrativa

Segundo o secretário estadual de Governo, Tadeu Maia, ainda não é possível avaliar o quanto será necessário enxugar da máquina administrativa

Já começaram os estudos para a diminuição da máquina administrativa estadual, após o anúncio feito na última segunda-feira pelo governador reeleito Wilson Martins (PSB), de que pretende iniciar a nova gestão com uma reforma na composição do secretariado, priorizando um perfil técnico no comando das pastas e enquadrando os gastos públicos dentro das receitas do Estado.

Segundo o secretário estadual de Governo, Tadeu Maia, ainda não é possível avaliar o quanto será necessário enxugar da atual formação administrativa do Estado. ?Estamos começando agora os estudos, levantando em cada secretaria o que pode ser tirado, o que pode deixar de existir, sem causar prejuízo ao Governo?, explicou. O Piauí possui cerca de 40 órgãos que podem ser indicados pessoalmente pelo chefe do Executivo estadual.

Maia alega ainda que alguns órgãos estaduais poderão ser fundidos, melhorando assim a qualidade do serviço prestado à população piauiense. ?Até dezembro, o Wilson deverá estar com isso pronto, para enviar o projeto para a Assembléia Legislativa e entrar a nova gestão em fevereiro com a questão resolvida?, completou o secretário.

Ele afirmou também que Wilson Martins poderá iniciar nos próximos dias as modificações na escolha do novo secretariado, deixando de nomear os titulares de pastas e órgãos que passarão pela reforma administrativa. O governador socialista deve implementar uma política semelhante a adotada pelo governador de Pernambuco e presidente nacional do PSB, Eduardo Campos.

Projetos como o Porto Digital, executado em Pernambuco, já possuem modelos semelhantes nos planos de Wilson para o Piauí, como o projeto ?Piauí Digital?. A ideia é democratizar o acesso à internet no Estado, inserindo as soluções tecnológicas como suporte para o desenvolvimento da economia local. (S.B.)

Fonte: Sávia Barreto, Jornal Meio Norte