Fábio Novo quer implantar Corpo de Bombeiros nos principais municípios do PI

Fábio Novo quer implantar Corpo de Bombeiros nos principais municípios do PI

Ele esteve no programa Agora, da Rede Meio Norte, desta quarta-feira, 23, e explicou a idealização do seu projeto.

O deputado estadual Fábio Novo (PT) tem debatido na Assembleia Legislativa do Piauí uma proposição que estimula a implantação do Corpo de Bombeiros nos principais municípios do Piauí. A conquista não pode, segundo ele, ser obtida por meio do Legislativo, mas pelo Poder Executivo.

A exemplo de outros Estados, Fábio Novo assegura que também é possível a implantação no Piauí. ?Nós instituímos um Projeto de Lei que institui no Piauí a Política Estadual de Segurança Contra Incêndios.

Vários estados do Brasil já têm legislação que trata disso. É competência do Estado ter pernas para bancar Corpo de Bombeiros nos 224 municípios. O que fazer? Nós temos Corpo de Bombeiros apenas em Floriano, de lá para baixo não temos. Quando há incêndios por problemas de seca na região dos serrados, não há a quem pedir socorro.

A implantação, segundo ele se dá por meio de parcerias entre o governo do Estado e as prefeituras. ?Podemos instituir uma parceria estadual com os principais municípios com pelo menos uma base no primeiro momento nas cidades polo como Uruçuí, Corrente, Bom Jesus, São Raimundo Nonato, etc. Isso só será possível com parceria!?

O deputado citou como exemplo o estado do Acre, ?onde foram mapeadas todas as áreas de preservação ambiental, inclusive os moradores dos entornos dessas áreas protegidas. Esses moradores são capacitados em parceiras das prefeituras com os governos dos Estados e recebem uma ajuda financeira para em caso de incêndios eles mesmos ajudarem a controlar esses incêndios.?

?O nosso projeto visa instituir as brigadas comunitárias com capacitação que vai se dar via governo do Estado juntamente com as prefeituras?, conclui.

Fonte: Denison Duarte