"Faremos tudo o que for necessário pelo Rio de Janeiro"

"Faremos tudo o que for necessário pelo Rio de Janeiro"

Presidente voltou a destacar que liberou R$ 200 milhões ao estado

O presidente Lula disse em seu programa semanal ?Café com o Presidente? nesta segunda-feira (12) que o governo federal fará ?tudo o que for necessário? para ajudar o estado do Rio de Janeiro após a tragédia causada pela chuva na última semana.

?Já mandei uma medida provisória de R$ 200 milhões de emergência para o Rio de Janeiro, e vamos esperar que a chuva pare para que se possa fazer um levantamento real dos prejuízos?, declarou Lula.

Segundo o presidente, houve ?muita irresponsabilidade? nos anos passados em permitir que casas fossem construídas em locais inadequados, como lixões e encostas de morros. Lula destacou também que o ano de 2009 foi ?muito pesado? com catástrofes provocadas pela seca e pela chuva.

?Além do Rio de Janeiro, na Bahia também está chovendo muito. Já tivemos (enchentes) no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina, tivemos em Angra no final do ano passado e, agora, na cidade de Niterói?, destacou o presidente.

Olimpíada de Matemática

A Olimpíada de Matemática, criada em 2005, foi outro assunto abordado por Lula no programa semanal. De acordo com o presidente, 20 milhões de jovens já participam da iniciativa. Ele citou o caso do estudante Ricardo Oliveira da Silva como exemplo de superação. O jovem de 21 anos tem atrofia do tecido muscular, é filho de lavradores e ganhou pela quarta vez a medalha de ouro na disputa.

?Eu penso que o Ricardo é a demonstração mais viva de que não existe limite para um ser humano quando ele tem vontade?, afirmou.

Fonte: g1, www.g1.com.br