Firmino Filho faz anúncio de edital de licitação de ônibus

Firmino deu posse aos novos secretários municipais de Meio Ambiente (Semam) e da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans).

O prefeito de Teresina, Firmino Filho, anunciou ontem, durante a solenidade de posse de novos secretários no Palácio da Cidade, a publicação do edital das linhas de ônibus da capital.

?O edital foi publicado no Diário Oficial do Município e na segunda-feira, 24, será publicado nos jornais de grande circulação?, pontuou Firmino, acrescentando que espera ter ?pendência zero? no edital em relação a possíveis insatisfações dos atuais empresários que atuam no setor. ?Vai ser lançado o edital e 45 dias depois nós queremos abrir as propostas e saber quais serão os novos agentes do transporte público urbano de Teresina?, completou.

Firmino deu posse aos novos secretários municipais de Meio Ambiente (Semam) e da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans). O engenheiro Carlos Daniel substitui Pang Yen Hsiao na Strans, enquanto o engenheiro Cleto Baratta substituirá Agamenon Bastos na Semam. Firmino explica que Pang deixa o cargo por motivos pessoais.

?O Pang foi incansável nesse processo de produção do edital da licitação das linhas dos ônibus, demonstrando a inteligência e paciência que já conhecíamos. Infelizmente, por problemas pessoais ele não vai mais ficar na equipe, mas as portas estão abertas?, disse Firmino.

Pang, que era cotado para assumir a direção da Empresa Teresinense de Processamento de Dados (Prodater), ocupada pelo ex-vereador Renato Berger, não vai assumir nenhum cargo na Prefeitura.

O edital prioriza dois pontos centrais: técnica (qualidade no transporte) e também a menor tarifa. Quatro lotes podem ser explorados por empresas individuais ou por consórcio. O novo sistema também envolverá linhas alimentadoras, troncais e intermediárias. O edital será na modalidade concorrência, com prazo de concessão válido por 15 anos.

?Foi lançado em 2008 o Plano de Transporte Urbano de Teresina, buscando dar maior racionalidade e celeridade, melhorando o uso do transporte porque nossa cidade não aguenta tanto carro.

A escala de investimentos para fazer uma mudança efetiva está acima da poupança dos municípios, por isso contamos com recursos federais do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC)?, disse Firmino Filho.

O prefeito ressaltou ainda que estão sendo aplicados com recursos do PAC, R$ 172 milhões na duplicação da avenida do Poti Velho, e ainda será lançado nos próximos dias a licitação para as orbas da avenida principal do Dirceu ligando a avenida Gil Martins.

Fonte: Savia Barreto