Firmino Filho conhece modelo no Rio G. do Sul para agilizar UBS

Firmino Filho conhece modelo no Rio G. do Sul para agilizar UBS

O prefeito Firmino Filho (PSDB) visitou ontem o município de Pelotas, no Rio Grande do Sul, onde conheceu um modelo de Unidade Básica de Saúde (UBS) inovador inaugurado em janeiro. Os serviços oferecidos à população na UBS Bom Jesus, primeira unidade da Rede Bem Cuidar, foram desenvolvidos com participação da comunidade e de servidores da saúde e buscam qualificar o acesso ao atendimento e viabilizar a mudança de conceito de prevenção em saúde.

Durante a visita, Firmino conheceu as instalações, o funcionamento de cada área e o novo método de atendimento à população, baseado em tecnologia e gestão com o objetivo de agilizar a assistência aos usuários. "O serviço oferecido nesta UBS traduz a melhoria no atendimento à população com estrutura mais humanizada e gestão de pessoal diferenciada. Também chama a atenção a gestão de informação para que a população possa ter uma melhor consciência sobre saúde no geral. A UBS Bom Jesus se constitui em um modelo a ser copiado e discutido nas outras redes", afirmou o prefeito.

A reformulação dos serviços da unidade faz parte do Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável, programa liderado pela Comunitas, que estimula o envolvimento de lideranças políticas, empresariais e da sociedade civil na melhoraria da qualidade dos serviços oferecidos à população. Teresina e Pelotas estão entre os 12 municípios parceiros da organização da sociedade civil, que tem como objetivo estimular o engajamento da sociedade e dos setores público e privado no desenvolvimento do país. PARCERIA - O prefeito de Pelotas, Eduardo Leite, foi quem recebeu Firmino no município.

Ele ressaltou a importância da participação da população para o bom funcionamento da unidade. "Conseguimos manter o prédio em boas condições graças à aceitação da comunidade, eles estão sendo parceiros da nossa proposta", afirmou. A UBS Bom Jesus conta com 11 consultórios médicos, dois dentários, atendimento psicológico e farmácia distrital com distribuição de medicamentos de uso contínuo, insulina, antibióticos e controlados. Possui também bicicletário para os servidores e usuários; segurança 24 horas; dispensador de preservativos; brinquedoteca; horta comunitária; sala de espera especial, com cadeiras confortáveis e ar-condicionado além do acesso à web.

Fonte: Ananias Ribeiro - Jornal Meio Norte