Prefeito Firmino Filho negocia liberação de R$ 318 mi em Brasília

Ele indicou para a credibilidade do projeto junto a instituição

Com a pauta de projetos envolvendo o desenvolvimento sustentável de Teresina, o prefeito da capital, Firmino Filho (PSDB), cumpriu agenda em Brasília ontem, onde se reuniu com representantes do Tesouro Nacional no intuito de negociar a liberação do empréstimo no montante de U$ 88 milhões (cerca de R$ 318 milhões) junto ao Banco Mundial, valor referente à concretização das obras que compõem a segunda etapa do projeto 'Lagoas do Norte'. No limiar das perspectivas encontra-se a autorização para a transação, de modo que a população teresinense possa ser beneficiada pela ação.

Defendendo a celeridade na iniciativa, a visão corrobora o esforço da administração na consecução dos avanços prospectados através do projeto. "Essa viagem é para tentarmos agilizar o processo de liberação junto ao Tesouro Nacional. Somente com esse aval do Tesouro e do Governo brasileiro é que o Banco Mundial autoriza o empréstimo", declarou o gestor.

No que tange a justificativa para a liberação do empréstimo, Firmino Filho indicou para a credibilidade do projeto junto a instituição internacional. " A equipe do Governo Federal tem sido muito dura em relação ao endividamento de estados e municípios, mas o Lagoas do Norte é um projeto em andamento, não é um novo projeto. Ele já tem sua credibilidade junto ao Banco Mundial. Por isso vamos solicitar que a bancada federal nos auxilie nesse processo de entendimento", detalhou.

SEGUNDA FASE - Sendo ancorado pela perspectiva ambiental e ao mesmo tempo, aliando-se ao desenvolvimento econômico, o Lagoas do Norte na segunda fase concentrará sua atuação na região entre o parque Encontro dos Rios e o Polo Cerâmico, em que será requalificada com ações voltadas para o turismo.

Nisso, as lagoas localizadas no perímetro descrito serão reestruturadas, aportando ainda a construção de um mirante, quadras de esportes, além da reforma das lojas do Polo Cerâmico.

Fonte: Francy Teixeira