Firmino Filho participa de conversa sobre a Modernização da Gestão

A conversa aconteceu durante Encontro de Líderes em São Paulo

Image title

O prefeito Firmino Filho participou da Roda de Conversa sobre Modernização da Gestão Pública. A participação do prefeito integra a programação do 8º Encontro de Líderes, organizado pelo Comunitas, que acontece em São Paulo. No bate papo, estiveram também o ministro das Cidades, Gilberto Kassab, o senador José Serra e outras lideranças como o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, ex-senadora Marina Silva.

Firmino falou da experiência de Teresina com o Programa Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável. “Por meio do programa, estamos atuando na frente de receitas e despesas e os resultados têm sido positivos. Conseguimos ampliar a nossa arrecadação própria e agora temos como meta a redução das despesas sem, entretanto, prejudicarmos a prestação dos serviços. Teresina está avançando nesse sentido e os resultados, até agora, são animadores”, pontuou.

Ainda durante a sua fala, o prefeito destacou que Teresina tem implementado alguns mecanismos de modernização da gestão, que repercutem também na participação da população na administração da cidade. Um exemplo citado por ele foi a adesão ao aplicativo Colab, onde a população pode enviar críticas e sugestões de atuação do poder público, como em limpeza de ruas, iluminação e obras. “Agora, implantamos a plataforma Teresina e-você, onde a população pode sugerir idéias para a cidade que venham a contribuir com a cultura de paz. Ou seja, estamos abrindo as portas da administração pública para a gestão cidadã”, acrescentou.

Firmino Filho falou ainda sobre as dificuldades que o pacto federativo tem imposto aos municípios, além do subfinanciamento da saúde que acaba por prejudicar a prestação de um melhor serviço aos usuários. O prefeito destacou que as cidades têm ainda a enfrentar os desafios com a infraestrutura, sobretudo os relacionados à mobilidade urbana e o saneamento.

As iniciativas relatadas pelo prefeito foram alvo de elogios por parte do senador José Serra, que elogiou o gestor pelas ideias e implementação de propostas que venham a contribuir com a modernização da gestão pública.  Teresina é uma das cidades que integra o “Programa Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável”, que atua de forma a promover o equilíbrio das contas públicas por meio do gerenciamento matricial de despesas e receitas.

Fonte: Portal MN