Firmino Filho participa de treinamento para enfrenter Aedes aegypti

A participação dos militares para trabalho como agentes de endemia

O prefeito Firmino Filho participa nesta segunda-feira ( do treinamento aos soldados do exército que farão parte do Plano de Enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti.

O curso de capacitação terá dois momentos. “Pela manhã explanaremos a parte teórica e no turno da tarde vamos para a prática. Próximo ao BEC vamos fazer um trabalho de busca de possíveis focos do mosquito para que eles vejam em campo como será o trabalho junto à população”, explica Amariles Borba, diretora de Vigilância em Saúde da FMS.

A participação dos militares para o trabalho como agentes de endemia foi solicitada pelo prefeito Firmino Filho ao Ministério da Defesa, pois o município, como a maioria das cidades do Nordeste, apresenta aumento de casos de microcefalia em recém-nascidos. De acordo com estudos realizados pelo Ministério da Saúde, esse fato tem sido relacionado ao vírus Zika, que é transmitido pelo Aedes aegypti, mesmo mosquito transmissor da Dengue e Chikungunya.

A capacitação acontece no auditório do 2º Batalhão de Engenharia de Construção (2º BEC) 150 militares para reforçar as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti na capital.

Image title

Fonte: Com informações da Prefeitura de Teresina