Firmino sugere gestão local para transporte entre Teresina e Timon

Ele quer que transporte público fique a cargo dos gestores locais


Image title

Encaminhado para apreciação do Legislativo Municipal, a criação do consórcio entre Teresina e Timon teve sua discussão ampliada nesta semana pelo prefeito da capital piauiense, Firmino Filho (PSDB), que justificou a proposição, indicando para os benefícios advindos do novo modelo de gestão. Pautado na capacidade de planejamento das duas cidades, o Chefe do Executivo almeja que a delegação dos serviços fique a cargo dos gestores locais, de modo que atualmente tal responsabilidade passa pela atuação estrita da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). A mudança de paradigmas foi defendida pelo prefeito, aponta para a evolução alçada através da maior comunicação entre os entes. “Hoje o transporte coletivo de Teresina e Timon é regulado pelo Governo Federal, pela ANTT, o que estamos pretendendo é que a capacidade de planejamento do sistema seja delegada para o consórcio”, disse.

Filho ressaltou que a distância física do órgão regulador embasa a proposta, cabendo aos líderes locais o maior conhecimento em torno das necessidades do sistema, refletindo em melhorias significativas para os passageiros do transporte público. “A ANTT está em Brasília, distante da gente, o benefício com o consórcio se dá pelo planejamento, monitoramento. Em outras cidades, já aconteceu. Nós queremos melhorar a comunicação entre Teresina e Timon”, indicou.

A melhoria na comunicação relatada pelo prefeito teresinense incidiria na garantia dos mesmos direitos para os passageiros de ambos os municípios, como por exemplo, a meia passagem aos estudantes. A assinatura do termo para a criação do consórcio já aconteceu, cabe agora a anuência das Câmaras Municipais de Teresina e Timon para o projeto ser levado adiante.

EMPREGOS – Na ocasião, o prefeito Firmino Filho aproveitou para comemorar a liderança de Teresina entre as capitais brasileiras no que tange a geração de empregos. O gestor destacou o papel setor de call center na elevação do índice de ocupação no município. “Teresina tem se destacado na geração de renda e passou a ser referência na região Meio-Norte do Brasil; nós temos algumas cidades que estão tendo crescimento e Teresina tem um grande desempenho”, finalizou.

Fonte: Francy Teixeira - Jornal MN