Gestores montam plano integrado para municípios da Grande Teresina

Na pauta do encontro esteve a elevação do planejamento.

O fortalecimento da congregação entre os entes públicos piauienses foi destrinchado neste final semana, onde o prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB), esteve reunido com o presidente da Codevasf, Felipe Mendes, em prol das discussões sobre o Plano de Ação da Região Integrada de Desenvolvimento (Ride), abarcando os 15 municípios da Grande Teresina.

Na pauta do encontro esteve a elevação do planejamento, visando melhorias imprescindíveis aos moradores da região, o detalhamento da iniciativa está em fase de conclusão, nisso, a meta dispõe ainda para a construção de diretrizes que guiem os investimentos na área por parte do Governo Federal.

Nessa etapa esclarecedora, Filho impôs para o papel que o plano terá no desenvolvimento dos municípios, possibilitando investimentos essenciais. "Esse plano é uma pré-condição para que nós possamos fazer com que a Ride venha a ter um papel operacional em alavancar o crescimento dos municípios", afirmou.

A organização descrita no plano responde aos anseios constatados através do diagnóstico feito em cidades que compõem o grupo, onde foram apontados caminhos a serem tomados pela equipe. "Nós esperamos que a longo prazo possamos transformar esse plano, que é mais estratégico, em uma coisa mais operacional", convergiu.

A pauta ainda contou com a participação do secretário municipal de Planejamento, Washington Bonfim, que detalhou o trabalho da Codevasf na Ride, comemorando a proximidade com a entidade.

"A empresa tem superintendência na capital, tem técnicos interessados nessa iniciativa. Queremos alavancar e tornar mais concreta essa Ride de municípios", complementou.

Fonte: Francy Teixeira