Gincanas integram alunos de escolas públicas

Os professores das 23 escolas da 8ª Gerência Regional de Educação (GRE), situada na cidade de Oeiras, estão incentivando os alunos a interagirem

Os professores das 23 escolas da 8ª Gerência Regional de Educação (GRE), situada na cidade de Oeiras, estão incentivando os alunos a interagirem com o meio social e cultural. Um exemplo foi a realização de gincanas culturais com elevados níveis de pesquisa, conhecimento, exploração de descobertas e habilidades de cunho cultural, esportivo, intelectual e social, que aconteceu no final do ano passado naquelas escolas.

De acordo com a profª Luzia Alves Saldanha Maia, gerente da GRE, são projetos dinâmicos realizados nos últimos anos em que, cada uma das escolas, procura envolver seus alunos. ?São projetos inacreditáveis e que encantam aos olhos de quem os vê. O nosso professor faz com que nossos alunos interajam no meio social e cultural em que vivem, através de um trabalho sério e acima de tudo de resultados?, ressalta o profº Edgar Sousa, que relata a experiência em que os alunos exploraram temas como Cultura Afro-brasileira, desenvolvido pela Unidade Escolar Orlando Carvalho, enfocando a manifestação das diversas expressões, como resultado do desenvolvimento da cultura portuguesa e a indígena.

A atividade envolveu ainda, além de uma sala multifuncional equipada por técnicos da Seduc, a distribuição de cestas básicas nos bairros Barrocão, Soizão e Rodagem de Floriano, como parte social da atividade.

Outras escolas deram destaque para temas como ?Entre Contos e Memórias, Contando Minha História?, ?Oeiras - O Piauí Nasceu Aqui?, ?Luís Gonzaga: Uma Exaltação ao Nordeste?, ?Sua Gente e Sua História?, ?Os Meios de Comunicação e Suas Evoluções? ?Escola, Família e Sociedade: Todos pela Educação?.

Outras atividades também foram destaque como as do programa Qualiescola e a I Noite da Arte Moderna, realizada pelo Caic Professor Balduino Barbosa de Deus, que oferece, em especial, cursos profissionalizantes. Gincana Global é um projeto educacional, baseado em um intercâmbio entre Brasil e Holanda, que explora aspectos da cultura desses dois países multi-étnicos, como hábitos e costumes, arte, música, dança, linguagem e moda, entre outros.

O principal objetivo do projeto é fazer com que jovens brasileiros e holandeses aprendam mais sobre a cultura uns dos outros, e que possam, assim, refletir sobre a pluridade cultural existente no mundo, e sobre os papéis que eles devem desempenhar nas sociedades em que vivem, de maneira a contribuir para o respeito e o entendimento entre as pessoas e os diferentes povos.

Fonte: CCOM, www.pi.gov.br