Governador define novos projetos para combate às drogas

Governador define novos projetos para combate às drogas

A atenção do Governo Estadual é consolidação dos programas já existentes no Estado

O governador Wilson Martins traçou novas metas para o combate as drogas. Na manhã desta sexta-feira (27) ele se reuniu com representantes da Câmara de Enfrentamento ao Crack e outras, da Coordenadoria da Juventude (Cojuv), da Secretaria do Trabalho e Empreendedorismo e da Superintendência de Acompanhamento de Projetos.


Governador define novos projetos para combate às drogas

A reunião se deu em decorrência da portaria nº 3088/2011 do Ministério da Saúde, que institui a criação de uma Rede de Atenção Psicossocial para pessoas com sofrimento ou transtorno mental e com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Pela portaria, serão disponibilizados recursos para a implantação de duas modalidades de acompanhamento aos usuários de drogas, as Unidades de Acolhimentos, que irão trabalhar com pessoas adultas, e Comunidades Terapêuticas, que irá trabalhar com crianças e adolescentes.

A atenção do Governo Estadual é consolidação dos programas já existentes no Estado, provenientes da Câmara de Enfrentamento ao Crack, com a nova proposta do Governo Federal. A proposta do novo sistema é criar uma rede de atendimento que incluiria os hospitais gerais, os Centros de Atenção Psicossocial (CAPs) e os Centros de Socialização Urbanos (CSU).

A proposta do governado é trabalhar para tentar implantar uma Comunidade Terapêutica nos onze territórios do Estado. ?Quero que o enfrentamento ao crack seja uma bandeira até o final de 2012. Para isso, temos que trabalhar principalmente com a Secretaria de Saúde, do Trabalho e a Coordenadoria da Juventude?, disse o governador.

Fonte: CCOM