Governador diz que sistema tributário precisa de modernização

É a segunda vez que um governador participa do Encat.

O governador Wellington Dias participou, na manhã desta quinta-feira (8), da abertura do 56º Encontro Nacional de Coordenadores e Administradores Tributários Estaduais (ENCAT). É a primeira vez que o evento é realizado no Piauí. O Encat acontece em Teresina, no Hotel Arrey, desde o dia 6 de outubro. Representantes de todas as secretarias de Fazenda do país estão presentes.

Para o governador, os técnicos têm uma responsabilidade grande no país, que é a modernização do sistema tributário brasileiro. “Esses técnicos são altamente qualificados e têm a responsabilidade de trabalhar a modernização do nossos sistema tributário. Há a necessidade de uma maior eficiência para evitar a sonegação e para garantir que a gente tenha uma forma de tributação justa e adequada aos princípios da nossa Constituição”, disse.

Image title

O secretário Rafael Fonteles, anfitrião do Encat, disse o encontro é um oportunidade única. “Estamos nesse novo viés de modernização da máquina pública e o Fisco, que é um elemento importante tem que estar antenado com as melhores práticas do país. Por isso, que pedimos ao superintendente da receita para trazer o Encat para o Piauí, objetivando aproximar nossos técnicos e auditores desse ambiente de inovação, modernização e simplificação tributária, visando facilitar a vida dos contribuintes”, afirmou.

É a segunda vez que um governador participa do Encat. Segundo Rafael Fonteles, Wellington Dias será um porta voz do que está sendo defendido no encontro junto à presidente Dilma Rousseff e aos ministérios. “É no Encat onde surgem as ideias de vanguarda para aperfeiçoar os fiscos estaduais”, disse.

O superintendente da Receita, Antonio Luis Soares, afirmou que o Encat reúne as ideias de todos os estados, onde as melhores podem ser utilizadas como experiência. “Aqui vamos saber o que os estados estão fazendo de melhoria em relação aos seus fiscos e, quem sabe, implantar em outras unidades da federação”, afirmou.

O Encat tem como premissa a troca de experiências entre os Fiscos e a sua realização em território piauiense será um marco histórico para a Sefaz/PI, além de ser positivo para o Estado e um ganho para a sociedade.

Na parte da tarde, será apresentada no evento a Nota Fiscal Piauiense e a Amazonense. O evento encerra nesta sexta-feira (9) com a aprovação da ata do último Encat, que foi realizado em Maceió (AL), no período de 16 a 19 de junho.

Image title

Image title


Fonte: Assessoria