Governador entrega alas reformadas na Vila do Ancião

De acordo com a secretária da Sasc, a atual sede da Vila do Ancião, inaugurada há 32 anos, passou quase 30 anos sem que nenhuma reforma

O governador Wellington Dias e a secretária da Assistência Social e Cidadania (Sasc), Gilvana Gayoso, reinauguram, nesta quarta-feira, 17, às 16 h, cinco alas de apartamentos para idosos da Vila do Ancião. Os espaços foram totalmente reformados, de acordo com as normas de acessibilidade, com colocação de piso antiderrapante e barras de segurança, por exemplo.

De acordo com a secretária da Sasc, a atual sede da Vila do Ancião, inaugurada há 32 anos, passou quase 30 anos sem que nenhuma reforma na estrutura física fosse realizada. ?Com o passar dos anos, o número de idosos na instituição foi aumentando e as necessidades de ordem estrutural também, no entanto, a Vila do Ancião permaneceu com a mesma infraestrutura?, disse ela.

O Governo do Estado está investindo em reforma na Vila do Ancião R$ 676.382,32. ?A intenção é oferecer atendimento integral, proporcionando condições dignas de moradia e socialização ao idosos, promovendo mais inclusão social?, acrescentou Gilvana Gayoso.

Em 2005, foram realizadas as primeiras reformas na Vila do Ancião, seguindo as orientações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária ? ANVISA, iniciando-se, então, as providências para adequar a Vila do Ancião ao que o Estatuto do Idoso prevê para Instituições de Longa Permanência para Idosos ? ILPI?s. Posteriormente, houve uma adequação de profissionais, com a formação de uma equipe técnica multiprofissional, concursada, capacitações e a inserção de novas atividades, como a fisioterapia e o levantamento da história de vida dos abrigados.

De acordo com a diretora de Proteção Social Especial da Sasc, Núbia Caldas, a Vila do Ancião tem capacidade para receber mais de 100 pessoas, no entanto, por causa da reforma, ainda em andamento, está abrigando 63 idosos, dos quais 19 são mulheres e 44 homens, todos acima de 60 anos. Alguns deles moram na Vila há mais de 20 anos.

Fonte: Ascom