Governador fala sobre ações e serviços para as leições 2016

'Iremos contar com o apoio das forças federais", disse.

O governador Wellington Dias reuniu gestores estaduais, no Palácio de Karnak, nesta quinta-feira (29), para discutir a infraestrutura de segurança, saúde, trânsito e distribuição de água e energia elétrica durante os dias que antecedem as eleições municipais deste ano. O propósito é estabelecer um canal de comunicação entre as pastas envolvidas no pleito eleitoral para garantir a qualidade dos serviços essenciais.  Ao todo, 1.400 homens da Polícia Militar (PM) embarcaram, nesta quinta-feira (28), para reforçar a segurança nas eleições.

Wellington explicou que a reunião é para cumprir o que prevê a legislação. “Iremos contar com o apoio das forças federais e das polícias civil e militar de plantão para garantir a segurança nos locais de votação. A Saúde também estará de plantão, com toda a rede credenciada do SUS e os serviços de urgência e emergência”, informou o governador. O chefe do executivo estadual ressaltou que a meta é evitar perda de vida humana por razões eleitorais.

 Wellington Dias reuniu gestores estaduais, no Palácio de Karnak (Crédito: o:Marcelo Cardoso)
Wellington Dias reuniu gestores estaduais, no Palácio de Karnak (Crédito: o:Marcelo Cardoso)

Com o intuito de prevenir acidentes, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PI) vem realizando fiscalizações programadas e campanhas contra a alcoolemia desde o início da campanha. A equipe da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) está com hospitais preparados para diversos tipos de atendimento de urgência e já traçou um plano de contingência de acidentes, em que conta com equipe organizada para atuar em atendimento de urgência e emergência.

O secretário estadual de Governo, Merlong Solano, destacou que essa articulação entre os órgãos é importante para garantir toda a infraestrutura necessária ao bom andamento do processo eleitoral no dia 02 de outubro. "O governo está preocupado em garantir a segurança do eleitor e em fazer cumprir as leis. As polícias estão preparadas com viaturas, policiais, delegados e policiamento aéreo”, declarou Solano. 

O secretário da Segurança, Fábio Abreu, ressaltou que tropa enviada ao interior do estado se dividirá entre o policiamento ostensivo e locais de votação. “Os municípios poderão contar com delegados e equipes nas comarcas. A Polícia Civil estará de prontidão de hoje até o dia 5 de outubro”, informou Abreu. 

Fonte: Assessoria