Governador inaugura IFPI em Uruçuí e planeja construção de mais 15

A obra de R$ 6 milhões foi inaugurada pelo governador Wilson Martins (PSB), que anunciou ainda a inauguração de mais três campus

O município de Uruçuí (450 quilômetros de Teresina) ganhou no último sábado um campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPI). A obra de R$ 6 milhões foi inaugurada pelo governador Wilson Martins (PSB), que anunciou ainda a inauguração de mais três campus nas cidades de Corrente, Paulistana e Campo Maior nos próximos meses.

Martins lembrou que nos últimos anos a universidade pública brasileira passou por ameaças de privatização e, graças ao governo do presidente Lula, foi possível reverter o quadro e ?permitir a viabilização de escolas desse nível no estado?. O IFPI de Uruçuí foi construído com recursos do Ministério da Educação e implantado em uma área de 56 hectares, atendendo a 200 alunos. São oferecidos cursos de nível médio de técnico em agropecuária e técnico em agroindústria além do curso de licenciatura em Matemática.

A meta é atender 4 mil alunos em regime de internato após 2014. Atualmente, são 25 professores e 26 funcionários atuando no Instituto. ?Esta é uma oportunidade ímpar na vida de vocês, não deixem que ela escape?, pontuou o governador. Ao todo, estão prontos projetos para a construção de 15 institutos no Estado, somando 31 IFPIs. A informação é do ex-governador Wellington Dias, que também participou da solenidade de inauguração. ?Temos que investir cada vez mais no ensino profissionalizante, com cursos voltados para a vocação de cada região?, afirmou Dias.

Wilson e Wellington visitaram também as obras do novo quartel da Polícia Militar em Uruçuí. A inauguração está prevista para o primeiro semestre deste ano. O governador destacou que o município está se transformando em um grande entroncamento rodoviário. ?O governo precisa oferecer condições para que os policiais possam desenvolver sua missão com rapidez e eficiência?, argumentou. (S.B.)

Fonte: Sávia Barreto, Jornal Meio Norte