Governador participa da 18ª Convenção Lojista do Piauí

O governador Wilson Martins participou, na noite dessa sexta-feira (16), da solenidade de abertura da 18ª Convenção Lojista do Piauí

O governador Wilson Martins participou, na noite dessa sexta-feira (16), da solenidade de abertura da 18ª Convenção Lojista do Piauí ? ?Tendências & Oportunidades? e destacou a importante contribuição do setor varejista do comércio para o processo de transformação do Piauí. ?É um setor fundamental, que é responsável por grande parte da contribuição para o Estado?, declarou o governador, fazendo referência à contribuição tributária do segmento.

Martins ressaltou a importância da troca de experiências e informações, ?o trato com o negócio, com o cliente, a produção e a geração de renda também?. Ele destacou, ainda, o crescimento econômico do Piauí, ao afirmar que ?o Estado constrói aos poucos sua independência à medida que a arrecadação própria do ICMS e de outros impostos supera a transferência constitucional do Fundo de Participação?.

Segundo Wilson Martins, o crescimento da arrecadação tributária, a ponto de superar o Fundo de Participação do Estado (FPE) na composição das receitas líquidas correntes, é um reflexo do crescimento da economia piauiense, especialmente do comércio varejista. O governador salientou, durante pronunciamento feito na sessão solene de abertura do evento, que em 2009 o Piauí teve o quinto maior crescimento do setor varejista entre os estados brasileiros.

Além do governador, várias autoridades prestigiaram o evento. É o caso do prefeito Elmano Férrer, do deputado federal Marcelo Castro ? homenageado pelos organizadores do evento ?, da deputada estadual Flora Izabel e do secretário de Governo, Tadeu Maia. Convidados como o ex-governador Wellington Dias também compareceram à cerimônia de abertura da Convenção Lojista, realizada pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Piauí.

O presidente do Conselho Deliberativo do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Piauí (SEBRAE/PI), Ulysses Moraes, um dos patrocinadores da Convenção Lojista do Piauí, defendeu o setor como o maior contribuinte do Estado e fez uma reivindicação ao governador. Ulysses Moraes pediu o fortalecimento da Secretaria do Desenvolvimento Econômico no sentido de ter maior autonomia para decidir sobre a concessão de incentivos fiscais com o intuito de atrair novos investimentos.

A solenidade foi encerrada com um show do saxofonista Derico, famoso por suas participações no programa de entrevistas do humorista Jô Soares, da Rede Globo. A programação do evento segue neste sábado (17) com palestras sobre temas, como ?As Tendências do Comportamento do Consumidor e o Varejo?, ?O Perfil do Profissional na Economia Contemporânea? e ?A Importância da Diversidade Cultural?, do jornalista Maurício Kubrusly, encerrando a Convenção.

Fonte: CCOM, www.pi.gov.br