Governador presta contas na Alepi de viagem realizada para os EUA

O governador esteve na Alepi nesta segunda e entregou relatório

Image title


Wellington apresenta na Alepi relatório da viagem oficial aos EUA

O Governador Wellington Dias esteve na manhã desta terça-feira (18) particIpando de uma reunião com palarmentares na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) para apresentar um relatório da viagem que fez em julho aos Estados Unidos (EUA).

Segundo Wellington a viagem aos EUA teve o bojetivo de contactar e apresentar para empresas estrangeiras as oportunidades de investimento no Piauí e tentar retomar contrantos de financiamentos que estavam paralisados junto ao Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird) e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

O presidente da Alepi, Themistocles Filho, recebeu um relatório do Governador falando sobre a missão oficial dos EUA, as parcerias que foram acertadas e os empréstimos junto aos bancos para investimentos nas áreas de turismo, educação, programa de Parcerias Público-Privadas (PPP) e Segurança Pública.

O governador explicou que teve encontros com a direção do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e com a Câmara de Desenvolvimento dos Estados Unidos, para tratar da retomada do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur), nos estados do Nordeste. Os valores negociados devem movimentar investimentos na ordem de R$ 1 bilhão.

“Discutimos a possibilidade de retomar o Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur) e o Programa de Desenvolvimento da Produção (Prodepro), que são projetos de interesse dos governadores do Nordeste", garantiu Wellington.


Segundo Dias, o Piauí será um dos primeiros estados a celebrar contrato de financiamento com o Banco Mundial, com o qual tratou da liberação do empréstimo de US$ 320 milhões.


Wellington destacou ainda a agenda com a Câmara de Desenvolvimento do Comércio entre o Brasil e os Estados Unidos. O gestor informou ainda no mês de agosto será realizada a primeira missão da Câmara no Piauí. "Ficaram agendadas a primeira missão para agosto e uma segunda em setembro, na qual a câmara vai fazer uma preparação em diferentes áreas, principalmente no turismo", explicou.


O chefe do executivo do Estado garantiu que mantém um bom relacionamento com o Legislativo e que a visita serviu para dialogar acerca de pontos importantes para o desenvolvimento do estado, como a regularização fundiária, o fomento da infraestrutura logística (estradas, vias férreas e portos) e o desenvolvimento de Parcerias Público-Privadas (PPP).

Fonte: Ccom