Governador quer garantia de empregos para ex-presidiários do PI

Ele acredita que isso dará certo com a parceria com empresas.

Durante a solenidade em comemoração aos 32 anos da Secretaria de Justiça do Piauí, realizada na sexta-feira (7), no Cine Teatro da Assembleia Legislativa, o governador Wellington Dias defendeu a realização de parcerias com o setor privado para viabilizar melhorias para o sistema penitenciário, como, por exemplo, para garantir oportunidade de emprego a egressos. No Piauí, lei do deputado Gessilvaldo Isaías (PRB) já garante que pelo menos 5% das vagas em obras no setor público sejam destinadas a ex-detentos.

"Nossa missão é reconstruir vidas. Estamos trabalhando de forma integrada, investindo em educação, trabalho, qualificação profissional. Defendemos a audiência de custódia e o uso da tornozeleira eletrônica como forma de dar uma alternativa para a pena e investindo fortemente em ressocialização, para que, quando alguém sair do presídio, retornar ao convívio social com oportunidades e sem sofrer preconceito", pontua o governador, ressaltando que a meta é chegar a um número ideal de vagas no sistema prisional já em 2016.

O secretário de Justiça, Daniel Oliveira, destaca as ações que têm sido realizadas pelo Governo na melhoria do sistema penitenciário e reforçou a importância dos investimentos em estrutura, humanização e reintegração social. "Investir em ressocialização é investir no ser humano. Creio que esse trabalho que está sendo feito é que vai dar o resultado que o povo piauiense quer e precisa. Temos investido em projetos de leitura, arte, qualificação profissional, na reestruturação das unidades prisionais e buscado mais recursos para melhorar o sistema", observa.

Image title




Fonte: Portal do Governo