Governador recebe médico alemão e reafirma parceria

As obras de construção do Hospital Regional de Picos já foram licitadas e deverão ser iniciadas no próximo mês

Durante audiência concedida, nessa quinta-feira (25), ao médico alemão Michael Metzner, do UKB (Hospital de Traumas de Berlim), no Palácio de Karnak, o governador Wellington Dias reafirmou a parceria entre o Estado do Piauí e a Alemanha. Essa cooperação envolve a Policlínica Especializada de Picos e o Hospital Regional de Picos. Segundo Wellington Dias, a visita do representante do principal hospital da capital alemã serviu para consolidar este intercâmbio.

De acordo com o governador, as obras de construção do Hospital Regional de Picos já foram licitadas e deverão ser iniciadas no próximo mês. Essa notícia foi bem recebida por Michael Metzner, envolvido neste processo de intercâmbio entre Brasil e Alemanha, o que possibilitará a chegada de especialistas alemães para trabalhar tanto na Policlínica Especializada quanto no Hospital Regional de Picos.

Além disso, o convênio entre o Piauí e a Alemanha, articulado pela Associação ProBrasil ? organização não governamental que movimenta recursos provenientes de doações vindas do país germânico ?, se refere ao envio de médicos e estudantes piauienses para treinamentos em Berlim. O governador destacou que o convênio com os alemães é mais um resultado concreto da visita oficial a Alemanha, em novembro de 2009.

Parceria importante

A audiência concedida pelo governador ao Dr. Michael Metzner foi acompanhada pelo secretário da Saúde, Assis Carvalho, e pelo presidente da Associação ProBrasil, Uwe Weibrecht, entre outras autoridades. Uwe Weibrecht também ressaltou a importância da parceria envolvendo a Alemanha, o Governo do Estado e a Prefeitura Municipal de Picos em torno da Policlínica Especializada e do Hospital Regional.

O presidente da Associação ProBrasil lembrou que essas duas unidades de saúde ? a Policlínica Especializada de Picos foi inaugurada por Wellington Dias em outubro de 2009 ? irão atender as populações de 59 municípios da microrregião de Picos ? aproximadamente 500 mil pessoas. ?Ao lado desta policlínica ? uma proposta do secretário da Saúde, Assis Carvalho ? será construído agora o novo Hospital Regional?, reforçou.

Uwe Weibrecht explicou que o prédio da Policlínica Especializada foi erguido com recursos de doações alemãs, mas os equipamentos hospitalares foram adquiridos pelo Governo do Estado, através da Secretaria da Saúde, e deverão ser instalados a partir de 8 de março deste ano. O presidente da Associação ProBrasil fez questão de apontar o trabalho da ex-secretária municipal de Saúde, Belê Medeiros, como decisivo no sentido da concretização desta parceria com a Alemanha.

Fonte: Sávia Barreto, Jornal Meio Norte