Governador reforça necessidade de aprovação do Orçamento 2016

Governador discutiu as receitas com a deputada Liziê Coelho

O governador Wellington Dias esteve reunido na quinta-feira (3), no Palácio de Karnak, com a deputada estadual Liziê Coelho, relatora do Orçamento e do Plano Plurianual (PPA). Na pauta da reunião o orçamento 2016.


Image title

Na ocasião, o governador falou sobre as dificuldades financeiras enfrentadas em todo o mundo que acabam interferindo na renda das pessoas e empresas. E da mesma forma, também refletem nas receitas tanto do governo federal, dos estados e municípios.

Ele explicou que, por essa razão, foram feitos reajustes no orçamento, reduzindo, principalmente, do Executivo. “No ano passado, a proposta aprovada na Assembleia previa reajuste de aproximadamente 18,7% para o ano de 2015 e a receita está crescendo em torno de 6 e 7%  este ano. Ou seja, para não fechar negativo tivemos que fazer cortes no poder Executivo para cumprir o orçamento em  condições de fechar o ano, preservando o pagamento da folha, a parte social, enfim, preservando as obras essenciais para o estado”, destacou.

De acordo com Wellington Dias, foi com essa clareza que foi apresentada para a Assembleia uma proposta baseada no que aconteceu este ano e no que está acontecendo no último quadrimestre em que há uma queda ainda mais forte da economia. “Nós avaliamos que era prudente um reajuste do orçamento de 3,75%, ou seja, a previsão de que a receita em 2016 vai ser menos de 4% do que foi no ano de 2015”, comenta.

Dias destacou o diálogo com a Assembleia e com os poderes. E informou que o governo aceitou, inclusive, com o risco de ter que bancar pelo Executivo elevar para 6% esse reajuste. “O que assegurei no entendimento com todos os poderes foi que em 2016 todas as áreas vão ter o apoio do Estado para o seu plano de investimento. Queremos trabalhar para garantir as condições de equilíbrio das contas dos poderes, mais do que isso, garantir também que a gente tenha as condições de algum melhoramento em relação ano de 2015”.

Durante a reunião, a deputada Liziê informou ao governador sobre os diálogos realizados naquela casa onde alguns parlamentares apresentaram sugestões, destinando emendas para a segurança, para a saúde e outros para área de educação, ou seja, destinando recursos para algumas áreas de interesse do povo.  E mais uma vez o governador reafirmou seu compromisso com o ano de 2016. “Se tivermos uma melhora em relação às receitas, vamos partilhar com os outros poderes e qualquer dificuldade que se tenha da parte de alguns dos poderes estaremos aqui prontos para ajudar”.

Fonte: Com informações do Portal do Governo