Governador se reúne com Lula e trata da Transnordestina

A pauta de hoje da reunião do governador Wilson Martins (PSB) com o presidente Lula, em Brasília irá tratar do andamento da ferrovia Transnordestina

A pauta de hoje da reunião do governador Wilson Martins (PSB) com o presidente Lula, em Brasília irá tratar do andamento da ferrovia Transnordestina, a principal obra de infra-estrutura do Estado. Além de conversar com Lula, o governador discutirá com o Secretário Nacional de Segurança Pública- SENASP, Ricardo Balestreri, a implantação do projeto de segurança Ronda Cidadão no Piauí.

Outros dois governadores do PSB em estados que cruzam a Transnordestina, Cid Gomes do Ceará e Eduardo Campos, de Pernambuco, também estarão presentes no encontro, onde a pré-candidatura do deputado federal Ciro Gomes à Presidência poderá ser incluída nas discussões políticas. As obras da Transnordestina já desapropriaram 235 km de terras no Piauí, totalizando 60% do total.

De acordo com o secretário estadual de Transportes, Alexandre Nogueira, é feito um acompanhamento semanal da obra e, apesar dos impasses em relação às desapropriações, apenas entre os dias 29 de março e 16 de abril foram completados mais 59,49 km de desapropriações. "Atualmente só temos problemas na comarca de São João do Piauí. São mais de 100 processos que foram encaminhados à Justiça Federal ao invés do Tribunal de Justiça do Piauí, que é o competente para julgar essas ações", justifica Nogueira.

Alexandre destaca que o processo de desapropriar terras faz parte do cronograma de convênio entre Estado e União. A previsão de conclusão da obra está marcada para 2011. A ferrovia terá 1.728 quilômetros, e ligará a cidade de Eliseu Martins, no sertão piauiense, aos Portos de Suape (PE) e de Pecém (CE). O investimento é de R$ 4 bilhões, sendo R$ 1 bilhão e 600 mil apenas nos 391 km da Transnordestina no Piauí. Ao todo, deverão ser liberados 507 lotes de terras pertencentes atualmente à empresários, assentamentos e populares. (S.B.)

Fonte: Sávia Barreto, Jornal Meio Norte