Governador W. Dias participa da 6ª Caminhada da Fazenda da Paz

a Caminhada da Fazenda da Paz. Com o tema “Servir e Caminhar Juntos

O governador Wellington Dias participou na manhã deste domingo (28) da Caminhada da Fazenda da Paz. Com o tema “Servir e Caminhar Juntos” a caminhada que está na 6ª edição teve início na Avenida Frei Serafim seguindo em direção à Câmara Municipal de Teresina onde um projeto de lei será apresentado para que o marco regulatório das comunidades terapêuticas seja direcionado para todo o estado.

Célio Barbosa, coordenador da Fazenda da Paz, afirmou que esse é um momento de cidadania e que a caminhada é de toda Teresina. Oportunidade onde as autoridades e população se unem para discutir questões sociais do estado. “A nossa caminhada tem 6 anos de luta e a Fazenda da Paz é a primeira comunidade terapêutica do estado do Piauí e sempre tivemos parcerias com o Governo do Estado. No governo passado de Wellington Dias, construímos o projeto Luz e Vida que hoje é apontado pelo Ministério da Saúde e Ministério da Justiça como o melhor centro de tratamento do Brasil. Esse é o resultado de andarmos juntos pensando numa melhora na questão da dependência química e da violência no nosso estado” pontua.

O coordenador ainda revela que o governador Wellington Dias foi um parceiro desde o começo da Fazenda da Paz sendo o político que mais atuou em prol de ajudar os dependentes químicos.  “É o único político do Brasil que está envolvido na questão da dependência química sem tirar proveito. Um homem que está realizando no estado. Tenho certeza que até o fim do mandato dele vamos chegar com 3 mil vagas de acolhimento ao dependente químico. Ele foi o único que acreditou e realizou o projeto Luz e Vida. ”.

Participando da caminhada pela primeira vez, o coordenador de Enfrentamento às Drogas – CeDrogas, Sâmio Falcão, falou da iniciativa da Fazenda da Paz e da importância dessa iniciativa. “Essa caminhada é importante por que a Fazenda da Paz há 21 anos vem resgatando vidas. O estado apóia essa caminhada, e a instituição é uma parceira nesse trabalho de resgate de vidas nas comunidades terapêuticas. Então, a iniciativa é louvável, é uma forma de mobilizar a sociedade para que participem, ajudem nossos irmãos na questão da recuperação da inserção social” frisa Sâmio.

O governador Wellington Dias acredita que a caminhada faz um alerta para a sociedade, para o poder público e que a conscientização das pessoas para os problemas das drogas contribui para se ter uma política pública saudável.

"Eu acredito que é preciso vencer pela conscientização de caminhadas como essa, que faz um alerta nas escolas, na família e principalmente a cobrança que é feita. É isso que faz essa caminhada, é isso que faz a família, é isso que faz a escola, garantir que a gente tenha uma política saudável. Nesse sentido, o estado quer fazer a sua parte criando uma rede de saúde para cuidar da política sobre drogas e ao mesmo tempo criar uma rede para tratamento de reconstrução da vida, uma rede que trate o problema do usuário da droga como um problema de saúde. Nós saímos de 200 para 500 vagas no tratamento de dependentes e a meta é alcançar daqui a três anos a abertura de 3 mil vagas em todo o estado pra poder dar conta dessa necessidade do povo do Piauí” reflete.


Image title

Image title

Fonte: piaui.pi.gov.br