Governador Wellington Dias defende plano de revitalização da bacia do Parnaíba

O desejo parte da necessidade da preservação das margens do rio, através do reflorestamento e medidas que tragam qualificação para os piauienses na área

Em reunião com o presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Ricardo Vizentin, o governador do Estado, Wellington Dias (PT), revelou o desejo de um trabalho conjunto em torno de um plano plurianual de revitalização da Bacia do Parnaíba.

O desejo parte da necessidade da preservação das margens do rio, através do reflorestamento e medidas que tragam qualificação para os piauienses na área.

Neste âmbito, o Chefe do Executivo buscará o apoio do Governo Federal no plano de proteção desses ambientes, orquestrando para a preocupação com o combate a ações nocivas ao meio.

"Nós queremos políticas que possam garantir a preservação do meio ambiente, combater também formas predatórias de desmatamento que existem no nosso Estado.

Para isso vamos ter uma agenda com a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, junto com órgãos do Estado e com o apoio das áreas de segurança, tanto federal e estadual", relatou.

No encontro com Vizentin, o governador ainda solicitou uma parceria no planejamento de novos parques de preservação no Piauí, medida que facilitaria tanto no aspecto ambiental como na evolução do turismo nos municípios do Estado.

"São parques relacionados a nascentes dos rios: rio Piauí, rio Canindé, rio Longá, Uruçuí-preto, Uruçuí-vermelho. Diversos rios que temos no Estado. O compromisso nosso é garantir a proteção, não apenas das nascentes desses rios, mas nesse caso com parques. Nesse caso, temos que definir com o ICMBio o que teremos como parque nacional e o que será parque estadual", disse.

Por fim, Dias apontou as medidas que estão sendo tomadas no sentido de garantir a regularização do Parque Nacional da Serra das Confusões, voltando o olhar também para a importância de ações preventivas na Serra da Capivara.

Deputado e senador defendem criação do Comitê do Parnaíba

O senador Elmano Férrer e o deputado federal Paes Landim manifestaram interesse prioritário na implantação do Comitê da Bacia do Rio Parnaíba, num entendimento com os governos dos Estados do Maranhão, Piauí e Ceará e órgãos da área de Recursos Hídricos.

Esse comitê visa planejar o uso racional com respeito ambiental e cuidado com as populações. Outra meta é garantir a implantação dos parques das nascentes dos rios Poti, Canindé, Longá e Uruçuí Preto, entre outros.

O governador Wellington Dias, que esteve reunido com os parlamentares em Brasilia, vai propor ainda uma política combinada com a bancada federal junto aos órgãos de controle federal para fazer cumprir a lei do carvão.

O deputado federal Paes Landim comentou que a preocupação com os recursos hídricos é essencial na agenda atual, porque o país enfrenta o grande desafio de usar racionalmente seu potencial hídrico e preservar mananciais, que garantem a sobrevivência das populações.

Para o parlamentar, o Piauí deve, de imediato, implantar medidas que visem a garantir a utilização racional de seus recursos e a conservação de seus rios.

 

Fonte: Francy Teixeira