Governador Wellington Dias discute implantação de 15 museus no PI

A discussão não abrangerá apenas o Poder Executivo

O governador piauiense Wellington Dias (PT) se reunirá na próxima segunda (28) com a presidente da SBPC (Sociedade Brasileira de Progresso da Ciência), Helena Nader; na ocasião, a representante apresentará propostas de investimento e financiamento para a implantação de quinze museus e a revitalização dos já existentes no Piauí. A discussão não abrangerá apenas o Poder Executivo, sendo estendida pelas Casas Legislativas do Estado e de Teresina.

A proposição já conta com o apoio de parte da comunidade científica e de órgãos ligados ao Governo. O debate foi explicitado pelo presidente da Fapepi (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí). Francisco Guedes, que ressaltou a parceria da entidade com as instituições envolvidas, de modo que seja buscado o auxílio necessário para a iniciativa.

"Iremos tratar da necessidade da criação de museus de ciências no Piauí. A Universidade Federal do Piauí (UFPI) e a Universidade Estadual do Piauí (Uespi), já possuem algumas propostas interessantes, mas precisamos ter apoio para a implantação desses projetos e revitalização dos existentes", disse.

Segundo o secretário da SBPC Piauí, Willame Carvalho, o objetivo é popularizar a ciência, tomando como base a parceria com o Governo do Estado, instituições e o Ministério da Ciência e Tecnologia.

"Nós queremos instalar no Piauí 15 museus de ciência, tanto com o apoio do Governo do Estado do Piauí, como das instituições, o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCTI), a UFPI e a Uespi, para dar uma maior visibilidade à popularização da ciência", explicou.

Fonte: Francy Teixeira