Governador Wellington Dias e Wilson Martins inauguram obras na região de Picos

Em Santa Cruz do Piauí foram inauguradas obras de construção do Balneári

Com o objetivo de levar mais desenvolvimento aos diversos municípios do Estado, o governador Wellington Dias, acompanhado de sua comitiva, esteve durante toda esta sexta-feira, 05, na região de Picos para entregar melhorias e obras para a população.

Na cidade de Santa Cruz do Piauí foram inauguradas obras de construção do Balneário Poço Jorrante, bem como o acesso ao referido balneário, através da construção de 7.200 metros quadrados de calçamento em paralelepípedo, além da inauguração do Centro de formação e Capacitação Hildo Diniz.

Para a realização do calçamento, o governo do Estado, através do Idepi (Instituto de Desenvolvimento do Piauí), investiu R$ 240 mil. Graças a esse investimento, de acordo com a deputada Lílian Martins, que integrava a comitiva, a população de Santa Cruz, além das comunidades circunvizinhas, terão acesso a uma melhor estrutura de lazer e turismo.

A construção do Centro de Formação e Capacitação Hildo Diniz, um investimento resultante da parceria entre o governo do Estado e a Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales dos Rios São Francisco e Parnaíba), propicia à população uma melhor qualidade de vida e também de renda através do salão multiuso, lavanderias, hortas comunitárias, bem como criação de peixes com os vários projetos a serem firmados através do Emater (Instituto de Extensão Rural do Piauí) e secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).

De acordo com dona Raimunda dos Santos, a lavanderia é uma obra muito importante, pois antes ela e as demais lavandeiras lavavam as roupas lá mesmo no poço jorrante e expostas ao sol e junto aos banhistas, sem qualquer conforto. ?Agora temos um lugar bem melhor. Isso é bom demais?, comemora. Dona Eva Maria da Conceição é outra beneficiada que tem o que comemorar. Ela lembra que antes todas lavavam suas roupas no sol. ?Agora a gente pode lavar as roupas mais sossegadas?, disse.

De acordo com o governador Wellington Dias, o centro Hildo Diniz é mais uma obra que vai contribuir para o desenvolvimento da cidade e do Estado como um todo. ?Esta é uma obra que vai fazer o aproveitamento hidro-agrícola do poço jorrante. Há uma área destinada ao turismo local e também melhor aproveitamento do espaço para a melhoria da vida das pessoas, já que as lavandeiras passam a trabalhar numa melhor estrutura. Aliada a isso há a preocupação em capacitar e formar as pessoas, além do trabalho em hortas e piscicultura?, destaca.

Na solenidade, realizada no centro Hildo Diniz, foram dadas por entregues obras de eletrificação, através do Luz para Todos, em cinco comunidades da cidade de Wall Ferraz, além de uma ambulância e uma viatura. Foi feito o lançamento de telefonia móvel na cidade de Santa Cruz do Piauí, além de várias autorizações de obras.

O governador autorizou ainda a construção de um abrigo para turistas no Balneário Poço Jorrante; a elaboração de projeto e orçamento para a construção de 100 casas populares; autorização para a implantação de pólo Universidade Aberta na cidade, com quatro núcleos nas cidades de Paquetá, Wall Ferraz, Floresta e Santo Inácio, além de outros benefícios.

De Santa Cruz do Piauí o governador seguiu para as cidades de Ipiranga do Piauí e Picos para a inauguração de mais obras e melhorias para a população, como o equipamento de poços para abastecimento de água local, entrega de títulos de terras, unidades habitacionais, implantação de ensino médio, dentre outros.

Integravam a comitiva do governador Wellington Dias, o vice-governador Wilson Martins, deputada Lílian Martins, secretário de Governo Kleber Eulálio, deputado Osmar Júnior, secretário da Defesa Civil, Fernando Monteiro, e o diretor da Secretaria Nacional da Defesa Civil, Wilson Pereira.

Fonte: CCOM, www.pi.gov.br