Governador Wilson Martins lança programa de apoio a agricultura

Governador Wilson Martins lança programa de apoio a agricultura

Ao todo, o programa beneficiará 15 mil produtores com até 10 animais, devidamente cadastrados pela Agência de Defesa Agropecuária do Piauí

O governador Wilson Martins lançou, no sul do estado, o programa Silagem Verde, que beneficia agricultores familiares com a entrega de silagem. A primeira entrega beneficiou pequenos produtores de Jaicós, Massapê, Belém do Piauí, Francisco Macedo e Padre Marcos.

Ao todo, o programa beneficiará 15 mil produtores com até 10 animais, devidamente cadastrados pela Agência de Defesa Agropecuária do Piauí, de 86 municípios do Semiárido. O investimento total é de R$ 4,8 milhões.

Na entrega feita em Jaicós, foram repassados aos municípios beneficiados 458 kg de silagem formada por sorgo, milho e milheto. ?Esse programa torna realidade a solução para um problema grande que estamos enfrentando desde 2011, que é a escassez de alimento para o gado?, disse o governador, ressaltando que o programa incrementa as ações voltadas para o fortalecimento da agricultura familiar.

Nos próximos 15 dias, os produtores dos demais 81 municípios beneficiados deverão receber a silagem.?Vamos distribuir 10 mil toneladas de silagem produzida em municípios piauienses com utilização de irrigação?, acrescentou o secretário estadual de Desenvolvimento Rural, Rubem Martins.

Em Jaicós, Wilson também autorizou a cessão, em regime de comodato, do prédio da SDR (antigo Projeto Sertanejo) por 20 anos para a Prefeitura Municipal de Jaicós para funcionamento de atividades ligadas a agricultura familiar; e assinou ordem para implantação de um hectare de palma forrageira irrigada. ?Esse investimento na produção de palma irá socorrer os criadores que passam dificuldades para alimentar seus animais?, disse Rubem Martins.

PATOS - No município de Patos, além de lançar do programa Silagem Verde, o governador Wilson Martins também autorizou convênio com a Prefeitura Municipal para recuperação e ampliação da Barragem Poço do Boi. O investimento é de R$ 571 mil e a obra será executada pela SDR.

?A comunidade do Poço do Boi é a que mais sofre com a falta de água. Lá não é possível instalar poço tubular e todo o abastecimento é feito via carro-pipa. Essa barragem vai ser fundamental para a melhoria da qualidade de vida da população?, afirmou o prefeito de Patos, Agenilson Teixeira.

Fonte: Jornal Meio Norte